Projetos & Campanhas

Programa Eco-Escolas

 

 

O Eco-Escolas é um programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
O Programa pode ser adoptado por qualquer escola, que se inscreva e que siga a sua metodologia.
A metodologia é inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Uma escola é reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas quando demonstra ter seguido a metodologia proposta dos 7 passos (Conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de ação, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco-código); concretizando pelo menos 2/3 do plano de ação proposto pela própria escola, que deve incluir atividades no âmbito dos três temas-base (água, resíduos e energia) e do tema do ano (em 2019/2020 é “Comunidades Sustentáveis” e/ou “Espaços Exteriores”).

O Programa fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
Desenvolve ainda um diversificado conjunto de iniciativas para a rede Eco-Escolas (Litter less Campaign; World Days of Action; Geração Depositrão; Lubi BD; Eco-repórter de energia; Hortas Bio; desafios Valorfito... etc.) às quais apenas as escolas inscritas poderão aderir.

O apoio, formação, acompanhamento, monitorização e avaliação do Programa Eco-Escolas são realizados pela ABAE com o apoio da Comissão Nacional Eco-Escolas e dos municípios onde se localizam as escolas.
A representar o Governo dos Açores na Comissão Nacional está a Direção Regional do Ambiente,  que assume a coordenação regional do programa desde 1999. 

Os municípios são importantes parceiros das escolas, sendo responsáveis por apoiar financeiramente a inscrição das escolas localizadas no seu território.

As Eco-Escolas galardoadas na Região exibem ao longo deste ano letivo a sua Bandeira Verde, o prémio pelo mérito do seu trabalho a nível das suas boas práticas de sustentabilidade ambiental.

Nos Açores:
A Direção Regional do Ambiente promove regionalmente o programa Eco-Escolas desde 1999/2000. O  número de inscrições tem-se mantido  acima das 70 escolas, nos últimos anos. 
Das escolas públicas existentes nos Açores, cerca de 32% inscrevem-se no programa Eco-Escolas, sendo que a média nacional é de 14%.
A percentagem de escolas galardoadas atualmente nos Açores é de cerca de 84%, ou seja, 16% das escolas inscritas não atingem o galardão.

 


Qualquer escola pode  aderir ao programa ao longo do ano letivo, embora deva ser realizada preferencialmente até ao final de novembro para que as escolas possam participar nos diversos projetos e concursos propostos anualmente. 
A inscrição deve ser realizada na plataforma online da ABAE (www.abae.pt) .

Se desejar apoio na inscrição da sua escola ou colocar qualquer questão sobre a implementação do Programa Eco-Escolas, contacte-nos para  [email protected].

Conheça o site nacional aqui

Conheça o site europeu 
aqui (em inglês)