Projetos & Campanhas

Geoparque Açores

Os programas educativos do Geoparque Açores são executados em parceria com os Parques Naturais de Ilha, através da Rede Regional de Ecotecas dos Açores e da Rede de Centros Ambientais dos Açores.

Os 9 Parques Naturais colaboram ativamente com o Geoparque Açores, tendo como missão comum a educação ambiental para a conservação e valorização do património natural em geral, e do património geológico em particular. A ação dos seus serviços educativos no âmbito desta parceria consiste na colaboração para a produção de recursos educativos regionais e na dinamização de “geoatividades” em todas as ilhas.

A participação em qualquer atividade dos Parques Naturais neste âmbito pode ser solicitada através dos endereços [email protected] e [email protected] ou dos contactos das Ecotecas de cada ilha.

Os recursos educativos produzidos estão disponíveis online, dos quais destacamos diversas apresentações sobre os “Vulcões dos Açores” e as “Geopaisagens dos Açores”, adaptadas a diferentes níveis de ensino e com os respetivos guiões de professor, que poderão ser descarregados e utilizados autonomamente pelo professor em sala de aula.

Saiba mais sobre o Geoparque Açores em http://www.azoresgeopark.com.

Conheça aqui alguns dos recursos educativos do Geoparque Açores:

- Guia Infantil - Os Vulcões dos Açores (Versão pdf.) (Versão issuu)


- Apresentação - 1º Ciclo


- Guião do Professor - 1º Ciclo

- Apresentação - 2º Ciclo


- Guião do Professor - 2º Ciclo

- Apresentação - 3º Ciclo


- Guião do Professor - 3º Ciclo

- Apresentação - Secundário

- Guião do Professor – Secundário

- Puzzles Geoparque Açores