19-10-2017 10:51

FaialParque EscolaDabney

Vamos brincar aos Dabney

O Parque Natural do Faial, através da Casa dos Dabney, apresentou no dia 17 de outubro, a atividade teatral “Vamos Brincar aos Dabney”, na Escola Básica Integrada António José de Ávila.

A peça de teatro foi realizada na sala de aula com uma turma do 4º ano em que todos os alunos participaram como narradores, membros da família Dabney e pessoas do povo, devidamente identificados e com adereços alusivos a cada personagem, à exceção dos narradores.

Esta apresentação contou com a presença de descendentes da família Dabney, nomeadamente a neta de Rose Dabney Forbes, Hester Anne Howland (bisneta do último cônsul, Samuel Dabney).

No final da encenação, as crianças puderam partilhar a sua experiência no Diário de Baú, através de pequenas frases ou desenhos, e ainda realizar uma das quatro atividades complementares que esta ação disponibiliza e que vão ao encontro do Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores (CREb).

Esta ação está inserida na oferta educativa do Parque Escola 2017/2018, direcionada para alunos do 3º ao 6º ano de escolaridade, e pretende dar a conhecer a vida e a importância da família Dabney no período em que esta residiu no Faial, bem como a situação económica e social da ilha, no séc. XIX.

Para a realização desta atividade, os professores poderão solicitar a dinamização da mesma ao técnico da Casa dos Dabney ou, caso pretendam fazê-lo de forma autónoma, poderão requisitar o Baú da atividade, que contém todo o material necessário, nomeadamente os adereços, falas e cartões de identificação de cada personagem, bem como o protocolo da atividade, o Diário de Baú e as fichas complementares.

Para mais informações: [email protected] | 292 240 685 .

Foto: Susana Garcia


Parque Natural do Faial