18-10-2017 14:22

AlimentaçãoDesperdício Alimentar

Dia Mundial da Alimentação e a Campanha para o Combate ao Desperdício alimentar

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, a Direção Regional do Ambiente, através dos Parques Naturais dos Açores, dinamizou atividades nas ilhas de São Miguel, Pico, Faial e Santa Maria que tiveram como principal objetivo apelar ao combate ao desperdício alimentar e promover uma alimentação saudável.

O Centro de Interpretação da Cultura do Ananás, em São Miguel, efetuou uma palestra sobre os benefícios do ananás dos Açores para a saúde, com o Professor Doutor José Baptista, bem como uma oficina de demonstração e preparação de sabonetes artesanais, recorrendo às cascas do ananás, pela Engª biológica Sílvia Bicudo.

O Parque Natural do Faial montou uma Mercearia Milhafre na Escola António José de Ávila e dinamizou uma atividade de sensibilização para o combate ao desperdício alimentar para alunos do 2º ao 4º ano de escolaridade. Esta ação envolveu uma simulação dos alunos às compras, incutindo práticas sustentáveis de combate ao desperdício e ao consumo excessivo.

Na ilha do Pico, o conto “A menina que não gostava de fruta”, livro do Plano Nacional de Leitura, foi apresentado pelo Parque Natural em três escolas (Madalena, Lajes e Prainha de São Roque), abrangendo crianças da pré-escola e do 1º e 2º anos.

Em Santa Maria, o Parque Natural em parceria com a rádio Clube Asas do Atlântico, elaborou vários spots áudios que foram divulgados na rádio local, com algumas dicas que visam o combate ao desperdício alimentar, como por exemplo: a organização do frigorífico e despensa e efetuar uma lista de compras antes de sair de casa.

Fotos: Parque Natural do Faial | Bárbara Santos


Parques Naturais dos Açores