Projetos & Campanhas

Semana dos Resíduos

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Ambiente, promove, entre 18 e 26 de novembro de 2017, a realização da 8.ª Semana dos Resíduos dos Açores, inserida, pelo terceiro ano consecutivo, na 9.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com objetivo de envolver, em todas as ilhas, ações organizadas voluntariamente por entidades públicas e privadas.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) é uma iniciativa internacional que visa promover a implementação de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos durante uma única semana. Cujo objetivo é alterar o comportamento dos cidadãos europeus relativamente aos seus padrões e hábitos de consumo.

A nível regional, as ações integradas nesta iniciativa pretendem, essencialmente, sensibilizar e informar sobre a correta gestão dos resíduos ao nível de ilha e dar a conhecer os seus destinos adequados, alertando para a prevenção, com vista à minimização da sua produção diária.

Neste âmbito, esta direção regional renova a iniciativa de ser a entidade Coordenadora da EWWR para o território dos Açores. Na edição de 2016 foram promovidas mais de uma centena de ações (123) nos Açores, entre as quais, duas foram de âmbito regional, ainda 30 em São Miguel, 24 na Terceira, 18 no Pico, 17 no faial, 11 em Santa Maria, nove nas Flores, cinco no Corvo e três em São Jorge, envolvendo 68 entidades proponentes entre várias parcerias.
Segundo fonte do Secretariado europeu da EWWR, em 2016, os Açores foi a 2.ª região do Pais onde se registaram mais inscrições, com 123 ações registadas, ficando Portugal no ranking europeu em 5.ª lugar, sendo implantadas sob a coordenação de 43 coordenadores nacionais ou regionais em 32 países, num total de 12.255 ações.

Deste modo, qualquer entidade interessada poderá promover ações e atividades de sensibilização e informação dedicadas à prevenção e gestão dos resíduos nas datas acima mencionadas, tendo como temática a “Reutilizar & Recuperar: Dá uma nova vida!”

Sendo possível candidatarem-se à Semana todos os que se enquadrem nas seguintes categorias:

- Administração/Autoridade Pública
- Associação/ONG
- Empresa/Indústria
- Estabelecimento de Ensino
- Cidadão individual
- Outro (por exemplo: hospital, lar de idosos, instituição cultural, etc.)

Poderão inscrever-se como Proponente de Ação da Semana dos Resíduos até ao próximo dia 12 de novembro de 2017, através do formulário disponível (em português) na plataforma de inscrição do site europeu www.ewwr.eu, seguindo o link http://www.ewwr.eu/register, encontrando-se disponível a partir de 1 de setembro.

Cada inscrição será posteriormente validada, pelo coordenador regional, tendo em consideração os requisitos descritos na “Carta de Participação do Proponente de Ação da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos".

As ações de sensibilização mais inovadoras serão distinguidas numa cerimónia europeia para entrega de prémios (EWWR Awards), onde anualmente são premiadas 6 ações, uma em cada categoria de Proponente de Ação. Trata-se de um prémio de carácter de reconhecimento da ação e não monetário. Os Proponentes de Ações que pretendam concorrer a este prémio terão que indicar a sua intenção na ficha de inscrição.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar a Direção Regional do Ambiente, através do telefone 292 207 300, ou pelo correio eletrónico semanaresiduos@azores.gov.pt .

Contamos, novamente, com o vosso contributo para a sensibilização sobre prevenção de resíduos na nossa Região!

 

Material promocional:

Cartazes:

 

A entidade gestora Amb3e associou-se à 8.ª Semana dos Resíduos dos Açores, inserida na 9.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Para apelar à colocação dos equipamentos e pilhas nos pontos electrão criou o cartaz: Dê um final feliz aos seus equipamentos e pilhas com o Ponto Electrão.


Vídeos promocionais EWWR:


Consulte abaixo o programa regional dos anos anteriores: 

Conheça no separador "Recursos Educativos" alguns recursos pedagógicos sobre este tema, dos quais destacamos:

 - jogo Quantos Queres sobre separação de resíduos
 - jogo Quantos Queres sobre tempo de duração do lixo no mar
- cartaz Quanto tempo dura o lixo no mar
- cartaz Quanto tempo dura o lixo em terra e no mar

- cartazes "Produzir menos, Reciclar mais: Sabia que?"
    Flores
    Faial
    Pico
    São Jorge
    Graciosa
    Terceira
    São Miguel
    Santa Maria

Para mais informação sobre esta campanha visite o Portal dos Resíduos da Direção Regional do Ambiente, onde encontrará também materiais pedagógicos sobre prevenção e gestão de resíduos, dos quais destacamos o projeto Sigestein.

Caso pretenda dar destaque à sua ação de sensibilização sobre resíduos, junte-se a nós!