24-11-2017 09:41

Parques NaturaisParque AbertoNatal

Natal nos Parques Naturais

Os Parques Naturais dos Açores promovem, durante o mês de dezembro, diversas atividades alusivas à comemoração do Natal e no âmbito do programa Parque Aberto.

O Parque Natural do Corvo realiza, dia 10, pelas 14h30, a confeção de doçaria típica, nomeadamente do bolo de Natal tradicional açoriano, na cozinha do Parque Polivalente.

Enquadrado nesta época festiva, o Parque Natural das Flores promove uma oficina para elaboração de calendários para o ano de 2018, com recurso a materiais reutilizáveis, nos dias 27 e 28, pelas 14h30, no Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão.

Na ilha do Faial, crianças dos cinco aos dez anos podem participar numa sessão de atividades experimentais relacionadas com ciências naturais, no dia 18, das 14h00 às 16h30, no Jardim Botânico.

No dia 9, o Parque Natural do Pico promove uma oficina de elaboração de decorações de Natal com rolhas e outros materiais reutilizáveis, para crianças dos cinco aos dez anos, no Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, pelas 15h00.

O Parque Natural de São Jorge realiza de 18 a 22, uma oficina de produção de decorações de Natal com materiais reutilizáveis, para crianças dos quatro aos dez anos, na Casa do Parque de São Jorge.

No dia 13, às 14h30, os centros de dia da Graciosa poderão participar numa oficina de reutilização no Centro de Visitantes da Furna do Enxofre, para elaborar decorações alusivas à época e decorar o Centro e a área envolvente.

Na ilha Terceira, o Parque Natural dinamiza uma sessão de contos e músicas com temáticas ambientais, dia 16, pelas 14h00, para toda a família.

O Parque Natural de São Miguel promove diversas atividades neste âmbito. Na Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades estará exposto um presépio, de 1 de dezembro a 6 de janeiro e será dinamizada uma oficina de reutilização para elaboração de presentes de Natal, orientada por Tiago Apolinário, no dia 8, pelas 10h00. No Centro de Monitorização e Investigação das Furnas será realizada, nos dias 16 e 17, uma oficina direcionada a crianças e adolescentes dos seis aos quinze anos, para elaboração e decoração de vasos com materiais reutilizáveis e alusivos à época natalícia. Será ainda oferecido a cada participante um pé de azevinho.

Por fim, o Parque Natural de Santa Maria, dinamiza uma oficina de reutilização para elaboração de presentes de Natal, direcionada a criança dos seis aos dez anos.

Estas atividades têm como objetivo sensibilizar os participantes e toda a comunidade para diversas temáticas ambientais, com destaque para a importância da redução da produção de resíduos.

Para mais informações sobre estas e outras atividades do programa Parque Aberto consulte: https://educarparaoambiente.azores.gov.pt ou www.facebook.com/parquesnaturaisdosacores/ .

 

Foto: Parque Natural de São Jorge