21-12-2017 09:16

Linha SOS Ambiente

Linha SOS Ambiente contribui para uma cidadania ambiental mais ativa

O Diretor Regional do Ambiente afirmou que “a linha SOS Ambiente é um importante contributo para a promoção de uma cidadania ambiental cada vez mais ativa, constituindo uma forma simples, e de acesso generalizado, para a denúncia de ocorrências de cariz ambiental”.

Hernâni Jorge falava, esta manhã, na Associação de Bombeiros Voluntários da Madalena, onde participou na abertura de uma sessão de formação dos operadores que vão assegurar o atendimento da linha telefónica SOS Ambiente Açores.

De acordo com o Diretor Regional, a linha SOS Ambiente é “um complemento do serviço online Na Minha Ilha, que pode continuar a ser utilizado como até agora”, adiantando que “as participações feitas através do portal na Internet ou de aplicações para dispositivos móveis passam, a par com as ocorrências registadas na linha SOS Ambiente, a ser classificadas em vários níveis em função da sua urgência, tendo, consequentemente, prazos diferenciados para o encaminhamento, intervenção e resposta ao cidadão”.

Foi, ainda, referido que “as chamadas não têm custos para os utilizadores” e que este “novo serviço de atendimento telefónico permanente do Governo dos Açores ficará disponível a partir do próximo dia 1 de janeiro, através do número 800 292 800, funcionando 24 horas por dia, durante todos os dias do ano”.

A linha SOS Ambiente destina-se à participação de ocorrências nos domínios da qualidade ambiental, gestão de resíduos, conservação da natureza, ordenamento do território e recursos hídricos, designadamente quando possam estar em causa violações da legislação ambiental e dos instrumentos de ordenamento do território ou riscos para as pessoas, animais, natureza e património.

Na ocasião, foi, também, apresentado o filme “Dar Voz à Natureza”, que será utilizado como suporte das campanhas de divulgação da linha SOS Ambiente, visando, igualmente, o incremento da participação cívica na monitorização e salvaguarda do Ambiente e dos recursos naturais dos Açores.


GaCS/HMB