25-01-2018 14:57

Zonas Húmidas

Materiais para o Dia Mundial das Zonas Húmidas 2018 estão já disponíveis

O Dia Mundial das Zonas Húmidas comemora-se internacionalmente no dia 2 de fevereiro, assinalando a data da assinatura da Convenção sobre Zonas Húmidas, geralmente conhecida como “Convenção de Ramsar” por ter sido adotada na cidade iraniana de Ramsar. Este acordo visa promover a cooperação internacional e incentivar a conservação e o uso sustentável das zonas húmidas.

Portugal ratificou esta Convenção em 1980 e tem 31 Zonas Húmidas de Importância Internacional classificadas ao abrigo deste tratado (também designados como sítios Ramsar), das quais 13 se localizam na Região Autónoma dos Açores, o que corresponde a uma área total de 13 mil ha distribuídas por todas as ilhas, sendo que 12 destes sítios se encontram inseridos na Rede de Áreas Protegidas dos Açores e são geridos pela Direção Regional do Ambiente, através dos Parques Naturais de Ilha (com exceção do Paul da Praia da Vitória).

Todos os anos o Secretariado da Convenção de Ramsar produz diversos materiais informativos e didáticos que são traduzidos pelas autoridades nacionais. O tema internacional deste ano é “Zonas Húmidas para um futuro urbano sustentável”.

Os documentos oficiais estão disponíveis gratuitamente no portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade (educarparaoambiente.azores.gov.pt) nos Recursos Educativos.


Direção de Serviços da Conservação da Natureza e Sensibilização Ambiental