17-05-2019 09:21

PicoParque Aberto

Cavidades Vulcânicas de São Jorge – 14º Aniversário do Centro de Visitantes da Gruta das Torres

O Parque Natural do Pico, em parceria com o Geoparque Açores e a Associação Os Montanheiros - Núcleo de São Jorge, promove no âmbito do programa Parque Aberto, a palestra “Cavidades Vulcânicas da Ilha de São Jorge”, no dia 25 de maio pelas 18h00, no Centro de Visitantes da Gruta das Torres.

Esta iniciativa tem o intuito de comemorar o 14º aniversário do Centro de Visitantes da Gruta das Torres, que é um exemplo de utilização sustentada de um recurso natural para fins lúdicos, bem como de sensibilização ambiental.

A Gruta das Torres é o maior tubo lávico de Portugal, com uma extensão de 5150 metros, fazendo parte da formação dos Lajidos - Gruta das Torres, inserida no Complexo Vulcânico da Montanha. Estima-se que se terá́ formado há cerca de 1500 anos durante uma erupção com origem no Cabeço Bravo.

Nesta ação, com uma duração aproximada de uma hora e trinta minutos, os palestrantes serão elementos do núcleo de São Jorge da associação Os Montanheiros, onde irão apresentar os trabalhos espeleológicos realizados na sua ilha.

A entrada é livre e gratuita. 

Para mais informações: [email protected] | 924 403 921.

Foto: Maria Odília Teixeira


Azorina, S.A. | Parque Natural do Pico