17-04-2018 11:59

São JorgeParque Escola

Parque Natural de São Jorge dinamiza atividades com as escolas

O Parque Natural de São Jorge tem vindo a realizar diversas atividades de educação ambiental nas escolas da ilha, ao longo do ano letivo 2017/2018, no âmbito do programa Parque Escola. 

As atividades desenvolvidas inserem-se na oferta educativa dos Parques Naturais dos Açores, que consiste na promoção de valores, na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente e aos recursos naturais, de forma a preparar as crianças e jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e ativa face às problemáticas ambientais atuais.

A oferta educativa está sustentada no Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores (CReb) e no Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA), implementado pela Direção Regional do Ambiente. 

Entre os meses de janeiro e março de 2018, o Parque Natural de São Jorge dinamizou 82 sessões referentes a atividades do Parque Escola, tais como “Andorinha do Mar”, “Meios de Transporte e Ambiente” e “Explorar a Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge”, abrangendo cerca de 1228 alunos e 139 professores e auxiliares. 

A oferta educativa dos Parques Naturais dos Açores para as escolas  está em vigor até 31 de julho e disponível para consulta no portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade - https://educarparaoambiente.azores.gov.pt.