04-05-2018 14:10

Eco FreguesiaFreguesia limpa

Prémio excelência distingue 17 autarquias dos Açores no concurso “Eco Freguesia”

O Diretor Regional do Ambiente anunciou ontem, na Horta, que o concurso 'Eco Freguesia, Freguesia Limpa' relativo a 2017 distinguiu 17 freguesias com o prémio 'Excelência', considerando que se trata do “reconhecimento da importância do poder local na promoção do desenvolvimento das comunidades e na formação cívica dos cidadãos”.

“Importa sublinhar que, no ano passado, tivemos 146 freguesias inscritas - 93,5% do total da Região -, das quais 117 foram premiadas, sendo 88 distinguidas com o galardão 'Eco Freguesia', que lhes permite ostentar a respetiva bandeira durante o próximo ano”, afirmou Hernâni Jorge.

O Diretor Regional falava na cerimónia de entrega dos prémios 'Excelência' deste concurso, instituídos em 2014, que distinguem as freguesias cujo esforço de limpeza e de manutenção tenha obtido a pontuação mais elevada nos diversos critérios de avaliação.

“Premiar o desempenho e distinguir a excelência é, não só reconhecer o esforço das populações e dos seus órgãos autárquicos, mas também incentivar a continuidade das ações de manutenção e limpeza dos espaços públicos, rumo a uma mudança efetiva de comportamentos”, frisou Hernâni Jorge.

Na sua intervenção, adiantou que estão inscritas 149 freguesias na edição deste ano, sendo que as candidaturas apresentadas aos projetos 'A Minha Ribeira' e 'Costa Limpa' abrangem a intervenção em 207,4 quilómetros de linhas de água e 107,7 quilómetros de costa, respetivamente.

“Para além de apoios financeiros no valor global de 450 mil euros, vamos continuar a disponibilizar às melhores candidaturas do projeto 'A Minha Ribeira' equipamentos de apoio à limpeza e manutenção da rede hidrográfica, designadamente roçadoras e motosserras, num investimento suplementar de cerca de 50 mil euros”, acrescentou Hernâni Jorge.

O Diretor Regional salientou que, atualmente, este programa é “altamente reconhecido pelas freguesias, bem como pelos cidadãos e pelas diversas entidades envolvidas na preservação da qualidade ambiental”.

“Este programa, bem como as demais ações do poder local ou de outras entidades que partilhem do mesmo espírito, assume um papel cada vez mais importante, num momento em que a generalidade das nossas ilhas são procuradas por cada vez mais visitantes, aumentando o nível de exigência e capacidade de resposta aos impactes e consequências dessa procura, de forma a continuarmos a assegurar uma fruição de qualidade dos nossos espaços públicos”, frisou.

O 'Eco Freguesia' tem como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.

GaCS/HMB