06-06-2018 16:38

Parques Naturais

Dia Internacional da Diversidade Biológica nos Parques Naturais

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo assinalou, através dos Parques Naturais dos Açores, o Dia Internacional da Diversidade Biológica, entre os dias 22 e 29 de maio, com diversas ações de remoção de espécies invasoras.

Este dia internacional, instituído a 22 de maio de 1992 pelas Nações Unidas, tem como intuito reconhecer a importância da proteção da diversidade biológica, do uso sustentável dos recursos naturais e biológicos e a partilha justa e equitativa dos benefícios que advêm da utilização dos recursos genéticos.

Tendo como mote o tema “Celebrando 25 Anos de Ação pela Biodiversidade”, os Parques Naturais organizaram 25 ações de remoção de espécies invasoras em áreas protegidas ou sensíveis em termos de conservação.

Estas ações, essencialmente realizadas com escolas, proporcionaram a remoção de espécies como a conteira (Hedychium gardneranium), incenso (Pittosporum undulatum), erva-de-galinha (Tradescantia fluminensis), acácia (Acacia melanoxylon), entre outras. 

As invasoras são espécies com características específicas que apresentam geralmente um crescimento rápido e/ou uma grande capacidade de dispersão, ocupando o território das espécies nativas, prejudicando a sua existência. A prática destas ações de remoção de invasoras torna-se fundamental, de modo a preservar a vegetação nativa das ilhas. 

Os Parques Naturais promovem ações de remoção de espécies invasoras e de plantação de endémicas, durante o ano. Para saber quando decorrerão, consulte mensalmente a Agenda do Parque Aberto em https://educarparaoambiente.azores.gov.pt/ ou na página do Facebook dos Parques Naturais.

Foto: Parque Natural de Santa Maria