09-03-2020 15:26

FloresParque Escola

Os vulcões dos Açores

Sabia que a formação de um vulcão ocorre quando o magma que vem do interior do Planeta chega à superfície e provoca uma erupção?

Os vulcões são uma manifestação externa da energia interior da Terra. Foram os vulcões que formaram as ilhas dos Açores, proporcionando as condições ideais para o aparecimento de habitats únicos, dando lugar a um património natural de excelência.

Nos Açores, estão identificados 16 vulcões poligenéticos (9 deles ativos), 11 zonas de vulcanismo fissural basáltico s.l. e cerca de 1750 vulcões monogenéticos que incluem os cones de escórias, cones de spatter, cones surtseianos, domos, entre outros.

Considerando a natureza vulcânica das nossas ilhas e o património geológico de excelência a elas associado, o Parque Natural das Flores desenvolveu, no âmbito do programa Parque Escola, sessões informativas com alunos do 6º ano da Escola Básica e Secundária das Flores.

No decorrer das sessões, o Parque Natural deu a conhecer o património geológico açoriano, explicando conceitos básicos de vulcanismo como tipos de vulcões que existem, as suas estruturas, as diferentes erupções, entre outros. Para complementar a componente teórica, foi dinamizado o jogo de tabuleiro do Geoparque “Os vulcões dos Açores”. 

Através desta ação, pretendeu-se consciencializar os participantes para a existência de um património geológico de excelência e transmitir conhecimentos e curiosidades sobre geologia e sobre a geodiversidade do arquipélago dos Açores, com destaque para os principais fenómenos vulcânicos identificados na ilha das Flores.

 


Parque Natural das Flores