17-08-2018 14:30

São MiguelParque Aberto

III Festival de Fibras Naturais

O Parque Natural de São Miguel, em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), o Grupo Bensaúde, as Câmaras Municipais de Ponta Delgada e Povoação e as Juntas de Freguesia de Furnas e Água Retorta, realizou a terceira edição do Festival de Fibras Naturais, nos dias 11 e 12 de agosto e teve lugar no Antigo Pomar das Caldeiras da Lagoa das Furnas, situado na margem norte da Lagoa das Furnas.

Sendo um festival que se dedica ao artesanato local e regional, este ano contou com a presença de Fátima Costa, que trabalha com a conta-de-nossa-senhora, e com a Anne Bruyére, que produz papel vegetal a partir de fibras naturais, como as folhas de conteira. Para além destas duas novidades, João Andrade, Alcídio Andrade, Gilberto Róia e Bento Silva, artesãos habituais neste festival, também estiveram presentes, trabalhando o vime e a folha de espadana. 

Durante o fim-de-semana, para além da exposição de vários trabalhos e peças, decorreram workshops, dinamizados por Alcídio Andrade, João Andrade e Bento Silva, onde os interessados puderam experienciar e aprender as técnicas utilizadas para trabalhar as fibras.

Os visitantes usufruíram ainda de uma demonstração onde foi explicado o processo de tratamento dos vimes antes de serem trabalhados, começando com a fase da cozedura nas fumarolas e terminando com o descascamento do vime, tarefa esta que foi experienciada por alguns participantes.

O evento, de entrada livre, contou com mais de 500 pessoas que tiveram oportunidade de usufruir tanto do festival, como do local que acolheu o evento, o Antigo Pomar das Caldeiras da Lagoa das Furnas. 

Direcionados somente a grupos previamente convidados pela organização, como o CAO da Maia e do ATL das Furnas, decorreram na sexta-feira, dia 10, workshops sobre elaboração de peças em vime e espadana, dinamizados por Alcídio Andrade e Bento Silva.

A realização deste festival vai ao encontro de objetivos que fazem parte da implementação do Projeto de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas, no que diz respeito à promoção dos valores locais e a diversificação e consolidação da base económica local.


Parque Natural de São Miguel & Azorina, S.A. | Foto: Ana Lúcia Vieira