10-09-2018 11:08

Parques NaturaisMorcegos

Parques Naturais dos Açores dinamizam atividades na Noite Internacional dos Morcegos

A Direção Regional do Ambiente, através dos Parques Naturais dos Açores, associou-se à 22ª edição da Noite Internacional dos Morcegos, uma campanha de sensibilização europeia promovida pelo Secretariado do Acordo EUROBATS – Acordo para a Conservação das populações de morcegos europeus.

Entre os dias 25 e 31 de agosto foram dinamizadas ações em várias ilhas da Região, que abrangeram cerca de 65 participantes e que consistiram essencialmente em saídas de campo para observação de morcegos e audição dos mesmos através da utilização de equipamentos de ultrassons. Estas atividades tiveram como intuito estimular o interesse e promover o conhecimento sobre os morcegos junto da comunidade local, procurando informar sobre o seu importante papel ecológico de controlo de pragas de insetos e divulgar o facto de que são espécies protegidas na Europa, sensibilizando para a sua preservação e conservação.

Nestas ações incidiu-se sobre o único mamífero endémico da Região, o morcego-dos-Açores (Nyctalus azoreum), que tem como particularidade ser possível de ser observado durante o dia.

Nas ilhas do Corvo, Flores e São Jorge serão ainda realizadas ações alusivas à temática no decorrer o mês de setembro. Para mais informações sobre estas atividades consulte http://educarparaoambiente.azores.gov.pt.

Foto: Parque Natural da Terceira