11-09-2018 13:35

Parques Naturais10 anos

10 anos dos Parques Naturais dos Açores

No período de junho a agosto, os Parques Naturais dos Açores estiveram presentes em várias feiras realizadas nas ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Santa Maria, com um espaço dedicado à temática “Parques Naturais dos Açores – 10 anos de sustentabilidade”.

O início da criação dos Parques Naturais de Ilha em 2008 veio colmatar a necessidade de gerir de forma coerente, duradoura e sustentável, as Áreas Protegidas terrestres e marinhas classificadas na Região, bem como de valorizar as suas paisagens, habitats, geossítios, espécies notáveis e outros elementos de interesse ambiental.  

O trabalho dos Parques Naturais nos últimos 10 anos passou essencialmente pelo desenvolvimento e realização de projetos e campanhas com vista à conservação e preservação da bio e geodiversidade açorianas, garantindo a qualidade e sustentabilidade dos recursos naturais. 

A participação no Encontro do Mundo Rural e ExpoMar, na ilha do Faial, e nas Feiras Agrícolas das ilhas do Pico, São Jorge, e Santa Maria, assim como na Feira Agrícola Açores, que se realizou este ano na ilha Terceira, através de um stand expositivo e interativo, pretendeu dar a conhecer os Parques Naturais dos Açores e as suas ações nos últimos 10 anos com a exposição de exemplares de geologia, fauna e flora, a exibição de documentários e vídeos, e a apresentação de um jardim/horta vertical com rega ecológica. 

“Pintar a Manta”, “Cheira a Sabão”, “Da T-shirt ao Saco”, “Pintura Orgânica”, “Identifica as Plantas dos Açores”, “Descobre as Aves dos Açores” e “Conhece o morcego-dos-Açores” foram alguns dos workshops também realizados com o intuito de promover as boas práticas ambientais e a biodiversidade local junto da população.

Para além das participações em feiras, as comemorações dos 10 anos dos Parques Naturais dos Açores serão assinaladas ainda através de várias atividades no âmbito dos programas Parque Escola e Parque Aberto, entre outros eventos que decorrerão até abril de 2019.

Foto: Parque Natural do Pico