23-10-2018 20:23

Desenvolvimento Sustentável

Marta Guerreiro sublinha empenho dos Conselheiros nos temas discutidos no Conselho Regional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo sublinhou hoje, na Horta, a "importância" cada vez mais evidente que o Ambiente "assume para as entidades e para a população", destacando o empenho dos membros do Conselho Regional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CRADS) nos temas relacionados com esta área.

Marta Guerreiro, que falava à margem da segunda reunião deste ano do CRADS, destacou também a elaboração e a aplicação de estratégias de desenvolvimento sustentável, nomeadamente os prémios 'Espírito Verde', cujas candidaturas decorrem até ao final de outubro, “com o objetivo de evidenciar o compromisso ambiental e premiar empresas, instituições e personalidades que se distingam nos Açores pelas boas práticas ambientais, bem como na investigação, ativismo, voluntariado e mecenato ambientais”.

“Ao vencedor de cada categoria é atribuído um galardão, como forma de evidenciar o papel dos cidadãos enquanto parte integrante e determinante do desenvolvimento sustentável dos Açores”, frisou a titular da pasta do Ambiente.

Os prémios 'Espírito Verde' são atribuídos anualmente em cinco categorias, nomeadamente Recursos Naturais e Qualidade Ambiental; Investigação e Desenvolvimento; Economia Circular, Verde e Azul; Educação, Comunicação e Voluntariado; e Personalidade ou Instituição.

Relativamente a ações de conservação da natureza, Marta Guerreiro salientou a importância dos projetos LIFE, pelo objetivo de “incrementar o esforço de conservação do património natural”, acrescentando que foi recentemente aprovado o LIFE Vidalia, estando ainda em revisão a candidatura ao LIFE IP Azores Natura, para o qual se espera aprovação muito proximamente.

Relativamente ao LIFE Vidália, a Secretária Regional adiantou que “tem como alvo duas espécies de flora endémica”, Azorina Vidalii e Lotus Azoricus, permitindo intervir “de modo a melhorar o seu estado de conservação”, com o foco nas ilhas do Pico, Faial e São Jorge, através de trabalhos que abrangem “todos os sítios das Rede Natura 2000 destas ilhas”, com um investimento total de 1,8 milhões de euros até 2023.

Nesta reunião do CRADS foi também facultada informação sobre o estado dos processos de alteração do Plano Regional da Água (PRA) e dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) de S. Jorge e da Terceira, bem como dos processos de elaboração dos Planos de Gestão dos Parques Naturais de Ilha, dos Planos de Ação das Reservas da Biosfera e do Plano de Ação para a Conservação da Reserva Natural da Lagoa do Fogo.

 

GaCS/HMB