02-11-2018 09:39

Biosfera

Parques Naturais dos Açores assinalam o Dia Internacional das Reservas da Biosfera

A UNESCO define as reservas da biosfera como “laboratórios vivos, onde se desenvolvem como funções principais a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico; atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização, visando sempre a partilha de informação e de experiência adquirida.”

Para assinalar o Dia Internacional das Reservas da Biosfera, a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através dos Parques Naturais dos Açores, promove várias ações, entre 2 de novembro e 7 de dezembro, nas ilhas que possuem esta classificação.

O Parque Natural do Corvo, em conjunto com um grupo da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, realiza a 2 de novembro, a atividade “Na rota das tradições de uma Reserva da Biosfera”, com uma visita guiada à Casa do Artesanato e à Atafona, para transmitir as tradições e vivências características da ilha e a importância da sua classificação enquanto Reserva da Biosfera.

No mesmo dia, o Parque Natural das Flores e a artesã Maria Assunção, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, organizam uma oficina de criação de utensílios e peças decorativas a partir de casca de milho, que terá lugar no antigo Mercado Municipal de Santa Cruz das Flores, às 19h30.

Ainda no dia 2, o Parque Natural da Graciosa, em parceria com as Juntas de Freguesia da ilha, promove uma exposição itinerante sobre a Reserva da Biosfera da Graciosa. Serão também realizadas sessões de sensibilização que pretendem dar a conhecer as particularidades que levaram a ilha a obter esta classificação. Estas ocorrem nas várias Juntas de Freguesia pelas 14h00, nomeadamente no dia 2 em Santa Cruz, no dia 16 em Guadalupe, no dia 30 na Luz e no dia 7 de dezembro em São Mateus. 

No dia 3 de novembro, às 10h00, o Parque Natural de São Jorge promove, para os escuteiros da ilha, um passeio pedestre interpretativo pelas zonas núcleo da Reserva da Biosfera, com o intuito de dar a conhecer os objetivos destas zonas assim como a importância e o motivo que levaram a esta classificação. 

As ilhas do Corvo e Graciosa passaram a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO em 2007, seguindo-se as Flores em 2009 e as Fajãs de São Jorge em 2016. 

Para mais informações sobre as Reservas da Biosfera classificadas nos Açores http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-natureza/menus/secundario/Reservas+da+Biosfera/.

Estes e outros eventos promovidos pelos Parques Naturais poderão ser consultados na agenda mensal do programa Parque Aberto, no Facebook dos Parques Naturais e em educarparaoambiente.azores.gov.pt/.