02-11-2018 10:53

Parques Naturais10 anos

10 anos de Parques Naturais

O início da criação dos Parques Naturais dos Açores ocorreu em 2008, como resposta à necessidade de gerir de forma coerente, duradoura e sustentável, as Áreas Protegidas terrestres e marinhas classificadas na Região, bem como de valorizar as suas paisagens, habitats, geossítios, espécies notáveis e outros elementos de interesse ambiental. 

Neste sentido, e no âmbito do programa Parque Aberto, os Parques Naturais assinalam, durante a primeira quinzena de novembro e em várias ilhas, os 10 anos da criação destas estruturas, com a exibição do documentário “Parques Naturais dos Açores – 10 anos”, da autoria de Paulo Henrique Silva, e com a realização de uma tertúlia alusiva ao tema.

No Corvo, a ação realiza-se no dia 5 pelas 20h30, no Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo, sendo a tertúlia dinamizada pelo Diretor do Parque Natural, Dr. Fernando Ferreira.

No mesmo dia e à mesma hora, a exibição decorre também na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa seguida da tertúlia dinamizada pelo Diretor do Parque Natural, Dr. Pedro Raposo.

Na ilha do Faial, a sessão realiza-se na Casa dos Dabney, no dia 7 às 20h30, sendo a tertúlia moderada pela jornalista Susana Silveira e dinamizada pelo Diretor do Parque Natural, Eng.º João Melo, pelo agente turístico e parceiro dos Parques Naturais, Carlos Morais, e pelo representante da empresa parceira Ourisland, Luís Bicudo.

Por fim, em Santa Maria, o evento ocorre no dia 9 às 21h00, no auditório do Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, seguida da tertúlia moderada pela Diretora do Parque Natural, Dra. Rita Câmara, e dinamizada pela ex-diretora do Serviço de Ambiente e que acompanhou a criação do Parque, Eng. Bárbara Chaves, pelo representante da empresa parceira Bootlá Tours, Henrique Simões, e pelo presidente da Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Pedro Amaral.

Esta comemoração, que já foi realizada nas ilhas do Pico e São Miguel e que se realizará nas restantes ilhas, tem como principal objetivo promover a preservação e conservação do património natural e cultural dos Açores. Para além desta missão, a monitorização da visitação e da atividade turística desenvolvidas nas áreas dos Parques, constitui a melhor forma de promover a utilização e usufruto destes locais, garantindo a qualidade e sustentabilidade dos seus recursos naturais e a preservação e conservação da sua bio e geodiversidade.

Para mais informações sobre os Parques Naturais dos Açores, consulte parquesnaturais.azores.gov.pt. 

Estes e outros eventos promovidos pelos Parques Naturais poderão ser consultados na agenda mensal do programa Parque Aberto, no Facebook dos Parques Naturais e em educarparaoambiente.azores.gov.pt.


Azorina, S.A.