22-11-2018 16:51

NatalParques Naturais

Natal nos Parques Naturais dos Açores

Os Parques Naturais dos Açores associam-se às comemorações do Natal com a realização de diversas ações no decorrer do mês de dezembro, no âmbito do programa Parque Aberto.

O Parque Natural do Corvo realiza, no dia 2 pelas 15h00, no Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo, a oficina “Eco-Embrulhos de Natal”, dinamizada por Hernâni Furtado, onde serão ensinadas formas de embrulhar presentes com materiais reutilizáveis.

Na ilha das Flores, o Parque Natural dinamiza, nos dias 19 e 20, no Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão, às 14h30, uma oficina de enfeites de Natal através da reutilização de materiais, para crianças dos 6 aos 10 anos.

O Parque Natural do Faial realiza a 9 de dezembro mais uma edição do “Capelinhos de Portas Abertas”, no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, onde os visitantes poderão comprar presentes de Natal na feira de artesanato que decorrerá das 14h00 às 17h30. Às 15h00 será dinamizada uma ação direcionada a crianças dos 3 aos 9 anos, onde os participantes serão convidados a criar o seu vulcão e a recriar uma erupção efusiva.

No dia 17, das 14h00 às 16h30, será desenvolvida no Jardim Botânico do Faial uma oficina de decorações de Natal para crianças dos 5 aos 10 anos, onde os participantes aprenderão a criar enfeites através da reutilização de materiais e de elementos naturais.

O Parque Natural do Pico estará presente nas feiras de Natal da ilha realizadas nos dias 1 e 2, onde dinamizará uma oficina de enfeites alusivos à época com materiais reutilizáveis, a fim de sensibilizar para a redução da produção de resíduos.

O Parque Natural de São Jorge irá realizar uma ação para um grupo organizado que consiste na elaboração de presépios com materiais reutilizáveis.

De 20 de dezembro a 6 de janeiro, na ilha Graciosa, estará exposto na Furna da Maria Encantada um presépio elaborado pelo Parque Natural com material reutilizado e elementos naturais.

Na Terceira, o Parque Natural promove, de 17 a 21 na Loja do Parque de Angra do Heroísmo, um workshop de enfeites de Natal com materiais reutilizáveis direcionado a crianças dos 5 aos 8 anos, de modo a promover uma época natalícia mais sustentável.

“Presépio do Vale”, elaborado por colaboradores do Parque Natural de São Miguel, estará patente de 7 de dezembro a 6 de janeiro nas imediações da Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades. No dia da inauguração, entre as 10h00 e as 17h00, serão oferecidas infusões com espécies produzidas na Área de Paisagem Protegida das Sete Cidades e explicada a necessidade de preservar a leiva/musgão (Sphagnum spp.), espécie de flora com grande importância a nível hidrológico.

Também promovida pelo Parque Natural de São Miguel, a oficina “Aromáticas em Eco-Vasos de Natal” para crianças e adolescentes dos 8 aos 14 anos, será dinamizada no dia 14 às 14h00 no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, onde, para além da visita guiada ao Centro, os participantes terão a oportunidade de elaborar vasos com materiais reutilizáveis e de decorá-los com motivos alusivos à época natalícia. 

O Parque Natural de Santa Maria promove, no dia 18, a ação “Férias no Parque: Fantoches nos teus dedos”, pelas 15h00 na Ecoteca do Parque, onde crianças entre os 6 e os 9 anos criarão fantoches de dedo alusivos ao Natal, com materiais reutilizáveis e que posteriormente farão parte da narração de um conto elaborado pelas mesmas.

Estas atividades têm como principal objetivo apelar para a redução da produção de resíduos nesta quadra, disponibilizando outras sugestões mais sustentáveis, tendo em vista um Natal mais amigo do ambiente. 

Para mais informações ou para consulta de outras ações realizadas nos Parques Naturais no âmbito do Parque Aberto, consulte o Portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade ou a página de Facebook dos Parques Naturais dos Açores.

 

Foto: AZORINA S.A.