19-02-2019 10:09

EscolasEficiência energética

Governo dos Açores promove eficiência energética nas escolas

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo anunciou hoje, na Ribeira Grande, que o Governo dos Açores vai levar o tema da eficiência energética às escolas, através de "um programa educativo inovador na Região”, que será implementado ao longo deste ano letivo.

“O Programa Educativo de Eficiência Energética nas Escolas dos Açores tem como objetivo despertar a comunidade escolar para a importância do correto uso da energia, para que os Açores possam reduzir a utilização de energias produzidas com recursos não renováveis”, afirmou Marta Guerreiro, que falava à margem da sessão de apresentação aos alunos do 1.º Ciclo da EBI da Ribeira Grande, que contou também com a participação do Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses.

Desenvolvido em parceria com a Azorina – Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza, o programa resulta numa atividade designada 'Dreni', incluída nas atividades da iniciativa 'O Parque vai à Escola', que será levado a escolas do pré-escolar e 1.º Ciclo através dos Serviços Educativos dos Parques Naturais.

“Esta atividade inovadora, através de desenhos animados e fichas de atividades, sensibiliza para a eficiência energética e a utilização racional de energia, as fontes de energia renováveis da Região e as novas formas através das quais nos podemos deslocar, dando o exemplo dos carros elétricos”, salientou Marta Guerreiro.

Segundo a governante, “ainda que esta atividade só venha a ser disponibilizada para o 2.º Ciclo na próxima edição da oferta educativa do 'Parque Escola', todos os educadores que assim o entendam, incluindo os do 2.º Ciclo, poderão descarregar os recursos educativos acedendo ao portal 'Educar para o Ambiente e Sustentabilidade' ou ao Portal da Direção Regional da Energia”.

A titular da pasta da Energia salientou que, “por forma a fazer chegar os conceitos associados à eficiência energética aos alunos do 3.º Ciclo e secundário, a Direção Regional da Energia iniciou no final do ano transato os Encontros com a Eficiência Energética – Escolas, ações de sensibilização nas quais se explica aos jovens a importância da eficiência energética e o papel que cada um assume na salvaguarda do futuro da Região”.

“Esta é, para nós, uma ação imprescindível”, uma vez que em contexto escolar, “a educação permite aos mais jovens a adoção de práticas e atitudes que promovam a eficiência energética através de um maior conhecimento sobre as matérias de energia”, sublinhou a Secretária Regional.

Por seu turno, o Secretário Regional da Educação e Cultura alertou para a necessidade da adoção por parte dos alunos e da comunidade em geral de comportamentos que promovam a eficiência energética.

Avelino Meneses desafiou ainda os alunos no sentido de serem os mensageiros da necessidade de “usar a energia em benefício da economia doméstica e social”, nomeadamente através da redução do consumo de combustíveis fósseis.


GaCS/HMB/PB