25-02-2019 15:30

CarnavalParques Naturais

Carnaval nos Parques Naturais

Os Parques Naturais dos Açores assinalam a época festiva do Carnaval até 4 de março, com a realização de diversas atividades, tendo já ocorrido algumas destas ações no Faial e em Santa Maria.

No dia 27 de fevereiro, o Parque Natural da Graciosa realiza um baile de máscaras para crianças dos seis aos dez anos, às 15h30, no Centro de Visitantes da Furna do Enxofre, onde serão atribuídos prémios às fantasias mais ecológicas.

O Parque Natural do Pico promove, no dia 2 de março, a oficina “Carnaval de Cartão”, pelas 14h00, no Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, dirigida a crianças a partir dos três anos, onde serão elaboradas de máscaras com cartão e outros materiais reutilizáveis.

“Carnaval com Tradição” será a oficina dinamizada no dia 4 de março, pelo Parque Natural de São Jorge, na Casa do Parque, entre as 10h00 e as 17h00, onde serão recriadas, através da reutilização de materiais, as cartolas que fazem parte da tradição do Carnaval da ilha. Esta atividade é dirigida a crianças dos quatro aos dez anos.

Também no dia 4 de março, o Parque Natural da Terceira promove um atelier para crianças dos cinco aos oito anos, na Loja do Parque de Angra do Heroísmo, às 10h00, onde serão elaboradas máscaras de Carnaval alusivas à biodiversidade local e com materiais reutilizáveis.

Todas estas ações de carácter lúdico pretendem dar a conhecer novas formas de reutilizar materiais, procurando sensibilizar para a importância da redução de resíduos.

Para mais informações sobre estas atividades, pode consultar a agenda Parque Aberto no portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade em educarparaoambiente.azores.gov.pt, ou na página do Facebook dos Parques Naturais dos Açores.

Foto: Parque Natural do Pico