23-03-2021 10:04

FloresAniversário

23 de março: 10.º Aniversário do Parque Natural das Flores

O Parque Natural das Flores, que celebra hoje o seu 10.º aniversário, foi criado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 8/2011/A, de 23 de março, que institui, assim, 9 áreas protegidas.

A ilha das Flores, com o Ilhéu do Monchique a assinalar o ponto mais ocidental da Europa, apresenta um vasto e importante património geológico, sendo a costa composta por altas falésias onde se formaram grutas de erosão marinha com diversas cascatas, praias de areia negra e calhau rolado, fajãs detríticas e fajãs lávicas onde se implantaram alguns dos povoados da ilha. Partindo para o interior desta, é visível uma variedade de formas e estruturas vulcânicas, como é o caso dos domos e cones de escórias. A erosão diferencial com formação de relevos residuais está bem visível nos filões, como o filão dos Frades, e nas numerosas e impressionantes chaminés vulcânicas que se encontram dispersas por toda a ilha. Outras formas vulcânicas, reconhecidas como ex-líbris da ilha, são as crateras de explosão com lagoas no seu interior e várias estruturas de disjunção prismática ou colunar, das quais se destaca o Monumento Natural da Rocha dos Bordões. 

O reconhecimento do interesse científico, pedagógico e turístico das Flores em termos geológicos é visível nos 14 geossítios desta ilha que integram o Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Foto: Rocha dos Bordões, ilha das Flores | PHSilva // siaram.azores.gov.pt