30-03-2021 14:33

Santa MariaParque Escola

Atividade Parque Escola: À Descoberta da Água

A água é um recurso essencial para a existência de vida no nosso planeta. Apesar de ser denominado “Planeta Azul”, é necessário ter em conta que 97,2 % da água que existe na Terra encontra-se na forma de água salgada, existindo cerca de 2,8 % de água doce, sendo que apenas cerca de 0,63 % de toda a água está disponível para consumo humano. 

O aumento populacional e o consequente aumento do consumo de água nas mais variadas formas de utilização, faz com que a temática da gestão e poupança de recursos hídricos esteja cada vez mais em discussão, principalmente para combater a progressiva escassez deste recurso a nível mundial.

Dada a importância que a água apresenta, principalmente em contexto arquipelágico e insular, a rede hidrográfica dos Açores possui, atualmente, uma rede de monitorização do estado de quantidade das massas de água da Região. O principal objetivo é assegurar a sua monitorização para, posteriormente, criar estratégias referentes à gestão e proteção deste recurso tão valioso.  

“Está a chover na tua sala” e a “Ciência da Gotinha” são atividades dinamizadas pela Ecoteca do Parque Natural de Santa Maria, no âmbito do programa Parque Escola, direcionadas ao pré-escolar e 1.º ciclo, para salientar a importância deste recurso e dar a conhecer alguns instrumentos de monitorização. 

Estas ações permitem compreender o ciclo da água e o fenómeno da precipitação, através da simulação da formação de uma nuvem. A construção de um pluviómetro e termómetro a partir de materiais reutilizados são outras atividades desenvolvidas, explicando-se, desta forma, a função das estações hidrometeorológicas e meteorológicas da Região e o seu papel na gestão da água. Para finalizar, é construído um filtro natural de água que permite compreender o processo de filtração, muitas vezes realizado em estações de tratamento. 

Foto: Parque Natural de Santa Maria