16-04-2021 09:05

FaialParque Escola

Atividade Parque Escola: Os cagarros estão de volta!

Por volta do final do mês de fevereiro, depois de passaram uma temporada no Atlântico Sul, os cagarros, de nome científico Calonectris borealis, regressam aos Açores para iniciarem o seu período reprodutor. É nesta altura do ano que estas emblemáticas aves marinhas reencontram o seu parceiro de anos anteriores e aumentam a frequência das suas visitas a terra, com o intuito de nidificarem. 

Estas aves apresentam um comportamento fascinante: regressam, anualmente, à mesma ilha, à mesma falésia e ao mesmo ninho onde se reproduziram pela primeira vez. Os seus ninhos são realizados em buracos escavados no solo pela própria ave, ou aproveitando as cavidades naturais da rocha vulcânica, e apresentam, normalmente, mais de 1 metro de profundidade, de forma a proteger o ovo e a cria de possíveis predadores.

Devido à maioria da população mundial de cagarros nidificar nos Açores e à baixa taxa de fecundidade desta espécie (cada fêmea tem capacidade para colocar um ovo por ano), a Ecoteca do Parque Natural do Faial tem vindo a dinamizar a ação “Os cagarros estão de volta!”, no âmbito do programa Parque Escola 2020/2021. 

Esta atividade consiste na leitura do livro infantil “A História do Zeca Garro”, da autoria de Filipe Lopes e Carla Goulart Silva com ilustrações de Bernardo Carvalho, e na explicação de conceitos sobre esta espécie, como as suas caraterísticas biológicas, principais ameaças e importância da adoção de medidas que visem a sua proteção. Na componente prática, adaptada às idades das crianças, os alunos participam na elaboração de marionetas, num quiz, no jogo “Quantos-Queres Cagarro?” e na demonstração do correto procedimento para o salvamento de um cagarro.  

Fotos: Parque Natural do Faial