31-05-2021 09:05

TerceiraParque Escola

Atividade Parque Escola: D’olho nas aves

A Ecoteca do Parque Natural da Terceira disponibiliza na sua oferta Parque Escola 2020/21 a atividade “D’olho nas aves”. Esta ação procura dar a conhecer, particularmente, passeriformes (a ordem mais populosa do “mundo” das aves) residentes nas imediações do recinto escolar, ou em áreas protegidas do Parque Natural onde o leque de espécies de avifauna é maior. 

A atividade começa com uma abordagem teórica sobre a morfologia, hábitos alimentares, habitats e vocalizações destes animais e, posteriormente, os alunos têm a oportunidade de descobrir algumas das espécies de passeriformes observadas no espaço escolar e/ou na área protegida visitada, materializando desta forma a premissa “conhecer para proteger”.

As aves são elementos fundamentais dos ecossistemas, sendo o grupo de espécies, a nível mundial, mais bem estudado e o que mais atenção atrai, pela sua beleza e facilidade de observação. Apresentam também um inegável valor ecológico, funcionando como agentes de polinização, predadores de insetos e controladores de roedores. Para além disso, está calculado que as aves destroem cerca de 98 % da forma larvar de uma das maiores pestes dos pomares de maçã que ocorre à escala mundial. São, por isso, um ícone da conservação da biodiversidade.

Fotos: Parque Natural da Terceira