25-08-2021 16:27

TerceiraVigilante Junior

Diretora Regional do Ambiente e Alterações Climáticas participa em ação com Vigilantes da Natureza Juniores

A Diretora Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Ana Cristina Carvalho, esteve presente na ação de sensibilização “Estão-se criando, será que por esta altura o ovo já eclodiu?”, no âmbito do programa Vigilante da Natureza Júnior dos Açores (VNJA), levada a cabo no Monte Brasil, ilha Terceira.

No início desta atividade, que foca principalmente o trabalho dos Vigilantes da Natureza, a governante procedeu à entrega do selo distintivo de uma estrela, que marca a conquista da categoria de 2.ª classe ao vigilante júnior André Rodrigues.

Durante a ação, os participantes conseguiram observar vários ninhos, dois dos quais com cria de cagarro e um com um ovo, sendo que os outros ninhos monitorizados haviam sido abandonados. Os vigilantes juniores fizeram também o registo das suas observações, demonstrando entusiasmo por terem esta experiência.

O Vigilante da Natureza Júnior dos Açores é um programa de âmbito regional, promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, destinado a jovens entre os 8 e os 15 anos de idade. É um programa inovador que pretende divulgar e valorizar o trabalho dos vigilantes da natureza da Região, estimulando o interesse e a participação dos mais jovens na preservação do património natural dos Açores. Atualmente, o programa conta com 100 jovens inscritos e 70 atividades dinamizadas por todo o Arquipélago (cerca de 700 participações).

Este tipo de ações de sensibilização é de extrema importância na formação dos mais jovens, fomentando a mudança de atitudes e adoção de hábitos e comportamentos ambientalmente sustentáveis, na comunidade, em casa e na escola. Os jovens interessados podem inscrever-se contactando o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas da sua ilha ou através do portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade em https://educarparaoambiente.azores.gov.pt/VigilanteJunior.aspx