Encontros Regionais

Saídas de campo e Oficinas

2 de março - Saídas de campo

 

Caminhar pela Biodiversidade

Trilho interpretativo entre o Algar do Carvão e as Furnas do Enxofre, para observação de fauna e flora nativas. Ao longo do percurso serão demonstradas técnicas de amostragem de insetos e serão abordados os trabalhos de conservação da natureza do projeto LIFE BEETLES, assim como a importância dos insetos nos ecossistemas e as suas ameaças. 

Duração: 2h

Grau de dificuldade: médio

Distancia: 6,2km

Material necessário: calçado e roupa adequada para caminhadas e roupa impermeável (de acordo com previsão meteorológica).

 

Controlo de espécies invasoras 

Remoção e controlo de conteira (Hedychium gardnerianum). Demonstração de metodologias aplicadas no controlo de espécies invasoras nos Parque Naturais dos Açores. Sensibilização para a problemática do avanço das espécies invasoras e impacto na Floresta Laurissilva. 

Duração: 1h30

Material necessário: calçado e roupa adequada para caminhadas e roupa impermeável (de acordo com previsão meteorológica).

 

Visita guiada ao Algar do Carvão e Circuito das Furnas do Enxofre  

Visita interpretativa aos dois Monumentos Naturais, Algar do Carvão e Furnas do Enxofre, áreas protegidas do Parque Natural da Terceira e inseridos no Sítio Ramsar Planalto Central da Terceira. O Algar do Carvão é um geossítio prioritário do Açores Geoparque Mundial da UNESCO, com relevância internacional e importância a nível da flora e fauna endémicas, com realce para a aranha cavernícola. O circuito interpretativo das Furnas do Enxofre, campo fumarólico da ilha Terceira, é um geossítio prioritário do Açores Geoparque Mundial da UNESCO de relevância regional. 

Duração: 1h30

Material necessário: calçado e roupa adequada para caminhadas e roupa impermeável (de acordo com previsão meteorológica).

 

3 de março - Oficinas

 

Oficinas I: 09h00 – 11h00 | 11h30 – 13h30 

LIFE VIDALIA - Trio vidália contra as invasoras: como uma banda desenhada pode alertar para a ameaça das exóticas invasoras! 

Apresentação do recurso BD como forma de divulgar um projeto de conservação da natureza, concretamente um projeto LIFE, bem como um dos seus objetivos-alvo: controle e erradicação de espécies de flora exótica e invasora nos Açores. Apresentação do autor e da forma como se pode criar um recurso educativo a partir da mensagem que se pretende transmitir. Dinamização da banda desenhada com os participantes de acordo com a faixa etária pretendida por estes (1.º ciclo e 2.º ciclo). 

 

LIFE IP AZORES NATURA - Onde vivem os morcegos? 

O morcego dos Açores (Nyctalus azoreum) é o único mamífero endémico terrestre dos Açores, encontrando-se protegido pela Diretiva Habitats, sendo também uma das espécies-alvo do projeto LIFE IP AZORES NATURA, através da Ação C7 "Avaliação das necessidades de distribuição e conservação do Nyctalus azoreum".

Os abrigos de morcegos são uma ótima forma de proteger esta espécie de predadores, fornecendo-lhes um local para poderem habitar e reproduzir. Tendo em conta a alimentação do morcego, estes abrigos podem ser uma ótima forma de controlar pragas de insetos em casa, nas hortas e na atividade agrícola, estabelecendo uma espécie de relação mutualista entre o Homem e o morcego.

Nesta oficina iremos fornecer o material, ferramentas e conhecimento necessário para que cada grupo de participantes construa o seu próprio abrigo de morcegos e que fique com um molde para o poder replicar.

 

LIFE IP CLIMAZ - Escolas com Energia 

Divulgar as melhores práticas em matéria de energia, com foco na eficiência energética e nas fontes de energia renováveis.

 

ECO-ESCOLAS - Descomplicar o Eco-escolas

 

Geoparque Açores - Geo-Rota Urbana 

Circuito interpretativo na cidade de Angra do Heroísmo com interpretação dos valores históricos e culturais da cidade Património Mundial e sua relação com o património geológico da ilha Terceira. Referência aos materiais geológicos utilizados no património edificado - identificação dos materiais e processos geológicos que lhes deram origem. 

 

Oficinas II: 15h00 – 16h30 | 17h00 – 18h30 

LIFE BEETLES - Insetos à lupa 

Oficina prática para observação e identificação de insetos com recurso a chaves dicotómicas e como as disponibilizar no contexto de sala de aula. Ao longo da sessão pretende-se que os participantes adquiram noções básicas sobre a morfologia e ecologia dos insetos. 

 

Geoparque Açores - GEOfood – A alimentação sustentável nos Geoparques Mundiais da UNESCO  

Apresentação de diversos produtos do Geoparque Açores, explorando a sua relação com a geologia local e abordando temas relacionados com o desenvolvimento sustentável dos territórios. Apresentação de ações práticas a dinamizar com os alunos, relacionadas com o tema. 

 

LIFE SNAILS - À procura de caracóis 

Análise de três áreas distintas através de transectos lineares, com discussão de resultados no final, onde irão ser analisados apenas 2 ou 3 parâmetros realçando a importância dos gastrópodes terrestres. 

 

LIFES BEETLES e NATURA - A brincar também se aprende - Jogos didáticos como ferramenta de educação ambiental 

Dinamização dos jogos didáticos dos projetos LIFE IP AZORES NATURA e LIFE BEETLES onde pode conhecer mais sobre a biodiversidade existente no arquipélago dos Açores, mostrando que a brincar também se pode aprender.