Encontros Regionais

Miguel Ferreira

Miguel Ferreira, natural de Angra do Heroísmo, é licenciado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais pelo Instituto Superior de Agronomia, e Mestre em Floresta Urbana e Espaços Verdes pela Universidade Sueca de Ciências Agrícolas numa parceria conjunta com a Faculdade de Ciências, da Universidade de Copenhaga.

Trabalhou como estagiário e investigador no Instituto de Investigação Dinamarquês de Floresta e Paisagem, colaborando como coordenador de uma equipa de trabalho em projetos de Gestão da Floresta e Recursos Naturais para criação de paisagens florestais multifuncionais.

Foi responsável pela gestão e implementação de vários PEOT’s com particular incidência no Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas (POBHLF), com destaque no estabelecimento de inúmeras parcerias, uma das quais com o envolvimento da Zona Militar dos Açores no POBHLF, que acabou por ser vencedora do Prémio de Defesa Nacional e Ambiente 2009. 

Foi coordenador do planeamento, gestão e implementação do “Laboratório de Paisagem das Furnas -Projeto para a Recuperação Ecológica e Paisagística da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas” que venceu o Prémio Nacional da Paisagem 2012, devido à exemplar implementação da Convenção Europeia da Paisagem, tendo depois representado Portugal na competição do Concelho da Europa. 

Já foi orador convidado em diversas conferências, seminários e congressos, com particular enfoque no restauro ecológico e paisagístico. 

Colaborou no apoio à implementação dos projetos LIFE IP AZORES NATURA e LIFE BEETLES. 

É atualmente o gestor do projeto LIFE IP CLIMAZ, que visa promover a mitigação e adaptação do arquipélago dos Açores às alterações climáticas.