Encontros Regionais

Laura Concepción

Laura Concepción Francisco é licenciada em Biologia pela Universidad de La Laguna e é membro da equipa técnica da Reserva Mundial da Biosfera de La Palma. Durante 15 anos, trabalhou em diversos projetos relacionados com a investigação, planeamento e gestão dos recursos naturais e a biodiversidade das Canárias.

O seu trabalho centra-se, especialmente, na investigação aplicada e na divulgação da biodiversidade marinha e terrestre de La Palma, destacando projetos como “Macropalma” (2008-2010), que permitiu melhorar o conhecimento dos fundos da ilha (cartografia bionómica, espécies ameaçadas, estado de conservação, atividades pesqueiras e marisqueiras), e promoveu a classificação de toda a orla marinha insular como Reserva da Biosfera.

Também participou na elaboração de estratégias e planos relacionados com diversas temáticas (turismo ornitológico, custódia do território), assim como em instrumentos de planeamento dos Espaços Naturais Protegidos (ENP) e Planos de Gestão de ZEC de La Palma.

É coautora de 11 publicações científicas. Nos últimos anos, o seu trabalho tem-se focado na gestão da flora exótica invasora, um campo em que começou por monitorizar a distribuição de Pennisetum setaceum em ENP de La Palma e no qual continua a trabalhar hoje em dia através de uma abordagem preventiva e de alerta precoce, no âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA.