Encontros Regionais

Roser Melero

Formada em Agronomia, Roser Melero é licenciada e Mestre em horticultura, fruticultura e jardinagem, tendo ainda uma licenciatura em Design e arte têxtil.

Após terminar os seus estudos, trabalhou no Forest Science and Technology Centre of Catalonia (www.ctfc.cat), onde, durante 12 anos, dedicou-se à investigação e transferência de produção de plantas medicinais e aromáticas, focando o seu trabalho na colheita selvagem sustentável de flora medicinal dos Pirenéus e Pré-Pirenéus. Aqui, também trabalhou na preparação de propostas de projetos competitivos durante quatro anos.

Em 2016, lançou La macarulla, a sua própria iniciativa artesanal focada na produção de artigos têxteis para valorizar a flora tintureira da zona Pré-Pirenéus. Ao mesmo tempo, trabalhou como consultora técnica de colheita selvagem sustentável de flora, estudos de etnobotânica e revisão crítica e redação de propostas de projetos competitivos.

Desde dezembro de 2021, trabalha no Instituto Botânico de Barcelona, Consejo Superior de Investigaciones Científicas (www.ibb.csic.es), como gestora do projeto LIFE medCLIFFS.