A educação ambiental é um processo de ensino e aprendizagem que visa capacitar a comunidade sobre a importância do ambiente e promover a adoção de práticas sustentáveis em relação à natureza. O seu principal objetivo é desenvolver uma consciência crítica e responsável nos indivíduos, a fim de promover mudanças de comportamento e atitudes em prol do ambiente.
A educação ambiental abrange diversos aspetos, como a compreensão dos ecossistemas, a conservação da biodiversidade, a gestão dos recursos naturais, a redução do impacto ambiental, a promoção do desenvolvimento sustentável, entre outros. Busca ainda integrar conhecimentos científicos, culturais, sociais e económicos para uma comunidade informada e responsável ambientalmente.
A Educação Ambiental, e num âmbito mais geral a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, é assumidamente uma prioridade à escala global e tem sido encarada como tal também pelo Governo dos Açores.
A Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática desempenha o papel de entidade impulsionadora na Região Autónoma dos Açores através da implementação e dinamização de metodologias participativas, como debates, palestras, oficinas, visitas a áreas naturais, projetos práticos e campanhas de sensibilização, procurando envolver as pessoas de forma ativa, contando com a participação de escolas, universidades, empresas, organizações não governamentais, comunidades locais e governos.