Projetos & Campanhas

Projetos LIFE

 

O Programa LIFE – cujo acrónimo traduz L’Instrument Financier pour l’Environment – é um instrumento financeiro comunitário que foi criado em 1992, com o objetivo específico de contribuir para a execução, a atualização e o desenvolvimento das Políticas e Estratégias Europeias na área do Ambiente, através do cofinanciamento de projetos que sejam benéficos para a comunidade europeia.

Nesse sentido, o programa, que valoriza a inovação e a aplicação de boas práticas, passou, na sua versão atual, a apoiar uma nova categoria de projetos, os Projetos Integrados, para operar a uma escala territorial maior e integrando, como o próprio nome indica, vários fundos comunitários e privados.

O programa LIFE tem financiado inúmeros projetos em toda a União Europeia, assumindo-se como uma importante ferramenta no combate às alterações climáticas, na luta contra a perda de biodiversidade e no apoio à transição para uma economia ambientalmente mais eficiente no uso dos recursos naturais, contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento sustentável dos Estados Membros e Regiões.

Os projetos LIFE abaixo mencionados são coordenados pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática:

 

O LIFE VIDALIA foi um projeto que, por um período de cinco anos, atuou a vários níveis para proteger e reforçar as populações de duas espécies endémicas e protegidas (em estado de conservação desfavorável), a vidália (Azorina vidalii) e o lótus dos Açores (Lotus azoricus) nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge. Este projeto LIFE pretendeu reforçar as populações naturais das espécies-alvo e ao mesmo tempo melhorar os seus habitats em 20 áreas de intervenção, com cerca de 72ha, nas três ilhas do triângulo. De salientar que os trabalhos de conservação abrangeram todos sítios da Rede Natura 2000 destas 3 ilhas e que o projeto terminou a 30 de junho de 2023, estando em execução o plano "After-LIFE".

Duração: 01/07/18 – 30/06/23

Saiba mais sobre este projeto em: LIFE VIDALIA

 

O projeto LIFE IP AZORES NATURA abrange 24 ZEC (Zonas Especiais de Conservação), 15 ZPE (Zonas de Proteção Especial) e 2 SIC (Sítios de Interesse Comunitário) da Rede Natura 2000 nos Açores, para além do Parque Marinho dos Açores, que inclui a área prioritária de intervenção para a conservação de espécies marinhas, procurando obter um contributo significativo para a conservação de espécies e habitats protegidos pelas Diretivas Habitats e Aves que fundamentam a sua designação.

Em termos de áreas de intervenção terrestre o Projeto intervém, com ações concretas de conservação, em cerca de 1500ha, que serão executadas ao longo das 9 ilhas dos Açores, pelas autoridades públicas competentes (Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática - SRAAC, Direção Regional do Ambiente e Ação Climática - DRAAC e Direção Regional de Políticas Marítimas - DRPM) e uma Organização Não Governamental - SPEA, todas com considerável experiência em trabalhos idênticos. Estas concentram-se em áreas dentro da Rede Natura 2000, em diversos trabalhos como o restauro de habitats, reforço de populações nativas, controlo de espécies exóticas invasoras e ações de capacitação interna e externa, assim como o reforço da educação e sensibilização ambiental e com a criação de uma Estratégia Regional para o Controlo e Prevenção de Espécies Exóticas Invasoras.

Este projeto prevê ainda uma ação piloto com outra autoridade pública da Macaronésia, responsável pela Rede Natura 2000. Neste contexto, destaca-se a presença de um beneficiário associado das ilhas Canárias – LA PALMA – que irá desenvolver trabalhos de prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras, visando as espécies que também são uma ameaça nos Açores.

Duração: 01/01/2019 – 31/12/2027

Saiba mais sobre este projeto em: LIFE AZORES NATURA

 

O projeto LIFE BEETLES é um projeto de conservação da Natureza que tem como principal objetivo melhorar o tamanho das populações, área de distribuição e estado de conservação de três espécies de escaravelhos, em três ilhas: o escaravelho-cascudo-da-mata (Tarphius floresensis) nas Flores, o laurocho (Pseudanchomenus aptinoides) no Pico, e o carocho-da-terra-brava (Trechus terrabravensis) na Terceira.

Ao longo dos cinco anos de vigência, o LIFE BEETLES pretende desenvolver ações dirigidas à conservação destas três espécies endémicas, classificadas como Em Perigo e Criticamente em Perigo pela Lista Vermelha da IUCN - International Union for Conservation of Nature.

Duração: 01/01/2020 – 31/12/2024

Saiba mais sobre este projeto em: LIFE BEETLES

 

O projeto LIFE IP CLIMAZ – Programa Regional para as Alterações Climáticas, pretende contribuir para a implementação do Programa Regional dos Açores para as Alterações Climáticas (PRAC) e visa diretamente os nove setores principais para os quais o PRAC identificou a necessidade de medidas específicas: uso do solo e gestão da zona costeira, segurança de pessoas e bens, turismo, energia, ecossistemas e recursos naturais, agricultura e silvicultura, pesca, gestão da água e saúde humana, e desenvolve-se nas nove ilhas dos Açores.

Este projeto prevê um conjunto de ações com o objetivo de planear e formular políticas para ações contínuas de adaptação/mitigação, bem como promover a capacitação e dotação de recursos para a monitorização, reporte e resiliência; a adaptação nas áreas da agropecuária, das florestas, do uso do solo, dos recursos hídricos, das zonas costeiras e dos ecossistemas marinhos, através de abordagens baseadas em ecossistemas; a adaptação e  mitigação no setor da energia e dos transportes; a transição para uma economia baseada em baixas emissões de carbono e  a consciencialização da sociedade para as alterações climáticas.

Duração: 01/01/2021 – 31/12/2031

Site do Projeto: LIFE IP CLIMAZ

 

O projeto LIFE SNAILS – Support and Naturalization in Areas of Importance for Land Snails (Apoio e naturalização a áreas de importância para caracóis terrestres) visa a conservação de três espécies de caracóis terrestres ameaçados, endémicos da ilha de Santa Maria, através da beneficiação do seu habitat, controlo de espécies invasoras, instrumentos de apoio à conservação em áreas marginais, e promoção de voluntariado jovem e sénior para a biodiversidade.

Duração: 01/01/2022 – 31/12/2027

Site do Projeto: LIFE SNAILS