O Parque Natural do Faial, em parceria com o Geoparque Açores e a Junta de Freguesia do Capelo, promove, no dia 28 de setembro, uma evocação à erupção do Vulcão dos Capelinhos, que decorreu entre 27 de setembro de 1957 e 24 de outubro de 1958.
Esta atividade, realizada no âmbito do programa Parque Aberto, consiste num evento lúdico-cultural, a realizar no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, que tem como objetivo proporcionar aos seus visitantes diferentes momentos de lazer. Durante a tarde, os visitantes poderão inscrever-se e participar num campeonato de jogo tradicional de Bilro, que terá início às 14h00, e assistir à atuação de um grupo de dança tradicional, Grupo de Chamarias Amigos das Angústias, pelas 16h30.
Às 18h30, com um custo associado de 3,50€ por pessoa, decorrerá a performance musical do saxofonista Luís Senra, que surge no seguimento de uma tour realizada nas grutas e algares dos Açores.
A erupção do vulcão dos Capelinhos, que ocorreu na ponta oeste da ilha, levou à criação de uma paisagem com características únicas, de aspeto quase lunar. O fenómeno destaca-se não só pela sua singularidade, mas também pelo conjunto de transformações sociais e culturais que acarretou.
A entrada é livre.
Para mais informações: [email protected] | 292 200 470.
Foto: PHSilva // siaram.azores.gov.pt