25-06-2018 09:37

São MiguelParque Aberto

Trilhando na Gastronomia - Ribeira Chã

O Parque Natural de São Miguel, em parceria com a Junta de Freguesia da Ribeira Chã, a Câmara Municipal da Lagoa, a Associação de Jovens da Ribeira Chã e o Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã, promoveu, no âmbito do programa Parque Aberto, a atividade “Trilhando na Gastronomia”, que decorreu no dia 16 de junho, na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Serra de Água de Pau.

A ação teve início com um percurso pedestre em Água de Pau, seguindo-se uma oficina de preparação da serpentina (Arum italicum), pertencente à família dos jarros (Araceae), cujo tubérculo era utilizado no fabrico de uma farinha alimentícia. Nesta oficina os participantes ficaram a conhecer os diversos processos de produção da farinha e de confeção das tradicionais papas de serpentina.

Seguiu-se uma visita ao Quintal Etnográfico, que integra o Núcleo Museológico da Ribeira Chã, para divulgação da história, cultura e tradições da freguesia. 

No final, foi servido um almoço aos participantes, composto por caldo verde, de chá de poejo, seguido das papas de serpentina e de bolo de banana, doce tradicional da freguesia da Ribeira Chã, oferecido pelo Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã.

Esta atividade teve como objetivo, para além de promover o contacto com a natureza e com as áreas protegidas, dar a conhecer e divulgar as plantas e ervas que crescem de forma espontânea nos campos e os seus diversos usos e aplicações na gastronomia local, na medicina, na indústria e no quotidiano das populações.


Parque Natural de São Miguel