A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através dos Parques Naturais dos Açores, assinala o Dia Internacional das Reservas da Biosfera, que se celebra a 3 de novembro, com a promoção de atividades nas ilhas com esta classificação, entre os dias 2 e 8 de novembro.
O Parque Natural do Corvo realiza na Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, nos dias 4 e 6 de novembro, a atividade “Corvo Reserva da Biosfera, Reserva de Vida”, uma sessão informativa sobre as principais características da classificação Reserva da Biosfera, quais os seus benefícios e a importância desta classificação para a ilha, seguida da visualização do documentário “Ilha do Corvo Reserva da Biosfera”.
No dia 4 de novembro, o Parque Natural das Flores realiza uma sessão de informação para os alunos da Escola Básica e Secundária, onde serão abordados os motivos que levaram à classificação da ilha como Reserva da Biosfera, bem como a importância e os benefícios que esta traz a nível local.
No dia 2 de novembro, o Parque Natural de São Jorge, em parceria com a Pousada da Juventude da ilha, promoveu um workshop aberto à comunidade local, sobre plantas aromáticas e medicinais, com o intuito de incentivar a correlação entre o património natural e cultural.
De 4 a 8 de novembro, o Parque Natural da Graciosa, juntamente com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, realiza visitas guiadas à Casa Museu João Tomás Bettencourt com o público sénior e infantojuvenil, onde será abordado o modo de vida quotidiano dos graciosenses, desde o final do séc. XIX até meados da década de 80 do séc. XX, com o intuito de dar a conhecer aos participantes a vertente cultural da ilha.
As Reservas da Biosfera são definidas pela UNESCO como “laboratórios vivos, onde se desenvolvem como funções principais, a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico; atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização, visando sempre a partilha de informação e de experiência adquirida.”
Estas reservas formam uma rede mundial, existindo atualmente 701 Reservas da Biosfera em todo o mundo, distribuídas por 124 países.
Mais informações sobre as Reservas da Biosfera classificadas nos Açores estão disponíveis em www.azores.gov.pt/Gra/srrn-natureza/menus/secundario/Reservas+da+Biosfera/.
Estes e outros eventos promovidos pelos Parques Naturais poderão ser consultados no portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade (educarparaoambiente.azores.gov.pt) ou na página de Facebook dos Parques Naturais.
Foto: PHSilva // siaram.azores.gov.pt