Estima-se que, anualmente, são desperdiçadas cerca de 100 milhões de toneladas de alimentos na União Europeia. Por forma a procurar reverter esta situação, em setembro de 2015, aquando da adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, a Assembleia Geral das Nações Unidas incluiu no objetivo 12 - Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis - a meta de reduzir para metade o desperdício de alimentos per capita a nível do retalho e do consumidor, e de reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e de abastecimento.
Os resíduos alimentares são parte integrante da definição de bio-resíduo, sendo resíduos de natureza biodegradável provenientes da cozinha das habitações, dos restaurantes, das unidades de catering e retalhistas e resíduos similares das unidades de transformação de alimentos.
Nos Açores, a Direção Regional do Ambiente elaborou o Plano Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores (PEPGRA), que pretende contribuir para a redução do desperdício alimentar na Região, sensibilizar a população para uma consciência e atitude alimentar responsável e sustentável e promover o consumo de alimentos e produtos alimentares de produção local.
Indo ao encontro dos objetivos do PEPGRA e a fim de despertar a comunidade escolar para esta problemática, o Parque Natural de São Jorge tem vindo a dinamizar, no âmbito do programa Parque Escola, a ação “Desperdício Alimentar”, nos diferentes estabelecimentos de ensino da ilha.
Nestas sessões informativas é explicado o conceito de desperdício alimentar e o encaminhamento que estes resíduos têm. Direcionado aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, é explorado o conto "Rose e Rocky por um Planeta mais verde", da autoria de Annie Besant e ilustrações de Sandhya Prabhat, sobre uma menina que ensina os seus pais a fazerem compostagem em casa. Para complementar a ação é realizada a atividade prática “Domina o Desperdício”, onde os alunos têm a oportunidade de colorir e jogar um dominó sobre a história. Por sua vez, para os alunos do 3.º ciclo é realizada uma sessão de sensibilização, realçando as boas práticas para evitar o desperdício no dia a dia, de forma a reduzir a pegada ecológica.
Parque Natural de São Jorge