Um milhafre (Buteo buteo rothschildi), encontrado ferido, a 8 de maio, vai, na próxima segunda-feira, dia 18, pelas 10h30, e no decorrer de uma ação em que participa o Diretor Regional do Ambiente, Hernâni Jorge, ser devolvida ao seu meio natural no Jardim Botânico do Faial, depois de ter estado sob os cuidados do Centro de Reabilitação de Aves Selvagens do Pico.
Neste Centro para onde foi encaminhada, depois de ter sido recolhida na Freguesia de Flamengos por uma equipa de Vigilantes da Natureza do Faial, a ave recuperou totalmente dos ferimentos numa pata, demonstrativos de que esteve sujeita a cativeiro.
Além da captura e detenção de animais selvagens ser legalmente punida e condenável, coloca em risco a biodiversidade e conservação do nosso património natural.
No âmbito das políticas de recuperação e preservação destes bens coletivos distintivos e essenciais ao equilíbrio ambiental na Região, o Governo dos Açores implementou nos últimos anos uma rede constituída por três Centro de Reabilitação de Aves Selvagens (CERAS), existindo um em cada grupo de ilhas do Arquipélago.