Encontros Regionais

Objetivos e eixos temáticos

Objetivos gerais

• Promover a troca de experiências, de aprendizagens e de boas práticas, visando a cooperação em Educação Ambiental a nível nacional e internacional;

• Atualizar o conhecimento sobre os diversos eixos temáticos das jornadas nos campos socioambiental e político;

• Conhecer os âmbitos de participação das instituições públicas, das empresas e da sociedade civil nas políticas locais como contributo para a governança e a construção de territórios saudáveis;

• Facilitar a participação dos jovens e o acesso à informação em matérias de defesa do ambiente e políticas públicas de Ambiente e Educação Ambiental;

• Divulgar projetos e atividades de investigação, de inovação, de cooperação e desenvolvimento
que estejam relacionados com os eixos temáticos.

 

Eixos Temáticos 

Eixo 1 — Geoeducação

A consciência da importância da geodiversidade é relativamente recente e carece de consolidação, sendo essencial para formar cidadãos conscientes da importância das Ciências da Terra na sociedade. A geoeducação articula ciência, pedagogia e cidadania, proporcionando aprendizagens significativas sobre os serviços dos ecossistemas, os recursos naturais, os riscos geológicos e as interações entre património natural e cultural. 

Este eixo valoriza iniciativas educativas que, com base na geodiversidade, promovem uma leitura crítica da paisagem, o desenvolvimento de competências analíticas e a consolidação de vínculos afetivos com a Terra, incentivando à proteção do património natural. Encoraja-se a apresentação de práticas inovadoras em contextos formais e não formais, com especial destaque para o papel dos geoparques, museus, centros de ciência, escolas e outras instituições que atuam na interface entre conhecimento e educação ambiental.


Eixo 2 — Identidade Natural e Cultural 
 

As características físicas do território condicionam a sua identidade natural e cultural. O arquipélago dos Açores, vulcânico e oceânico, constitui um autêntico laboratório natural para a aprendizagem sobre as relações entre natureza abiótica e biótica e identidade coletiva. Desde as atividades económicas, ordenamento de território, tradições religiosas e gastronomia, o meio físico contribui para o desenvolvimento de características identitárias do território. 

Este eixo abre espaço à partilha de práticas educativas que promovam a relação entre património natural, com ênfase no património geológico, e cultural e que cultivem o sentimento de pertença face a esta identidade. A consciência da sua importância fornece lições valiosas sobre sustentabilidade, resiliência e interdependência entre o Homem e o meio.


Eixo 3 — Serviços dos Ecossistemas
  

A natureza abiótica — rochas, solos, água, formas e processos geológicos — é a base sobre a qual se desenvolve a vida, as sociedades e o bem-estar humano. A geodiversidade fornece os alicerces físicos e os processos naturais que asseguram serviços essenciais para os ecossistemas: regulação, suporte, aprovisionamento e culturais. 

Este eixo foca-se na introdução da geodiversidade em projetos, programas e atividades educativas, sensibilizando para o seu papel decisivo na sociedade atual, promovendo o bem-estar humano e a sustentabilidade do planeta. Pretende-se destacar práticas pedagógicas e projetos que promovam o reconhecimento da interdependência entre os componentes bióticos e abióticos da natureza e a necessidade urgente de proteger estes sistemas.


Eixo 4 — Riscos Naturais e Alterações Climáticas
  

A geodiversidade encerra em si a memória de grandes eventos geológicos do passado, momentos que moldaram a história da Terra e cujo registo contribui para a compreensão de fenómenos naturais que constituem riscos para a comunidade. Erupções vulcânicas, sismos, movimentos de vertente ou eventos meteorológicos extremos fazem parte da dinâmica da Terra e têm impactos significativos nos territórios. 

Este eixo propõe uma reflexão sobre a importância da educação enquanto ferramenta para a perceção do risco, da vulnerabilidade e da necessidade de adaptação e de promoção de estratégias de mitigação. Convida-se à partilha de experiências educativas, projetos escolares e comunitários que abordem a vulnerabilidade ambiental e as soluções baseadas na ciência e na cidadania participativa, fomentando uma cultura de prevenção e de resiliência.