Joana Rodrigues é licenciada em Geologia, pela Universidade do Porto, e Mestre em Património Geológico e Geoconservação, pela Universidade do Minho.
Iniciou a sua carreira como professora, tendo lecionado durante alguns anos em escolas do Ensino Básico e Secundário. Ao longo dos últimos 16 anos tem desempenhado funções de geóloga no Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, trabalhando nas áreas do Património Geológico, Geoturismo, Comunicação e Desenvolvimento Local. Foi membro do Comité de Coordenação da Rede Portuguesa de Geoparques Mundiais da UNESCO e do Comité de Aconselhamento da Rede Global de Geoparques.
Foi investigadora na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Brasil), onde colaborou em projetos de gestão e educação ambiental em áreas protegidas e num projeto de Geoparque.
Tem diversos trabalhos em publicações nacionais e internacionais e tem participado em inúmeros projetos de investigação nas áreas do Património, Ambiente, Ensino e Turismo. Dedica-se à formação de professores e profissionais de Turismo, supervisiona projetos académicos e programas de estágio em diferentes áreas.
Colabora regularmente com a Casa das Ciências, o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal e a Ciência Viva, é membro do Comité de Outreach/Divulgação da EGU (União Europeia de Geociências), representante nacional da ProGEO (Associação Internacional para a Conservação do Património Geológico) e avaliadora do Programa Geoparques Mundiais da UNESCO.
Encontra-se atualmente a desenvolver o Doutoramento em Geociências, no Instituto de Ciências da Terra na Universidade do Minho, integrando a Cátedra UNESCO em Geodiversidade e Geoconservação e dedicando-se ao tema da Comunicação de Ciência.
