Maria Manuela Domingues da Silveira Catana nasceu em 1978, em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.
Em 2001, concluiu a licenciatura em Ensino da Biologia – Geologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Lecionou várias disciplinas a alunos do Ensino Básico e Secundário até 2008.
Desde 2007, é coordenadora do Serviço Educativo do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO.
Desde 2008, é Técnica Superior do Município de Idanha-a-Nova, integrando o Serviço de Ação Educativa – Área de Educação Ambiental, sendo responsável da mesma.
Concluiu, em 2008, o Mestrado em Património Geológico e Geoconservação, na Universidade do Minho, com a dissertação: “Valorizar e divulgar o Património Geológico do Geopark Naturtejo. Estratégias para o Parque Icnológico de Penha Garcia”.
É doutoranda em Geologia – Geoconservação, Geologia Ambiental e Recursos Geológicos, na Universidade do Minho e colaboradora do Instituto de Ciências da Terra, Pólo da Universidade do Minho.
Nos últimos 20 anos foi autora de recursos educativos e de trabalhos publicados sobre Património Geológico, Geoparques Mundiais da UNESCO, Educação em Geociências e Educação Ambiental para a Sustentabilidade, apresentando comunicações em Congressos nacionais e internacionais.
