Projetos & Campanhas

Campanha S.O.S. Cagarro

Desde 1995, o Governo Regional dos Açores desenvolve anualmente a Campanha S.O.S. Cagarro que tem como principal objetivo alertar a população açoriana para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica nos Açores.

A Campanha S.O.S. Cagarro decorre entre 15 de outubro e 15 de novembro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o primeiro voo transoceânico, e está organizada em 2 vertentes: a de Educação Ambiental e a de Conservação da Natureza.

Visando a sensibilização para os cuidados mais adequados a ter em situações de encadeamento e atropelamento nas estradas de cagarros jovens, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais desenvolve várias atividades de sensibilização e educação ambiental junto das escolas desta Região, ações estas a cargo da Rede Regional das Ecotecas. Para além disso, são produzidos materiais promocionais e educativos para distribuição pelos envolvidos na Campanha (voluntários, etc.).

Por outro lado, os Serviços de Ambiente de Ilha juntamente com as Ecotecas promovem sessões de esclarecimento e organizam, em conjunto com entidades parceiras e colaboradores, brigadas de salvamento para recolha no terreno de cagarros juvenis para libertação na manhã seguinte.

Para mais informações consulte a página da campanha: http://soscagarro.azores.gov.pt .

Mais informações poderão ser solicitadas por correio eletrónico através do endereço cagarro@azores.gov.pt ou pela Linha SOS Cagarro 912 233 518.


Consulte abaixo os recursos educativos da Campanha.


 "A história do Zeca Garro" | Livro Infantil


Sólido Geométrico - Cubo Campanha S.O.S. Cagarro

Sólido Geométrico - Cubo Campanha S.O.S. Cagarro - Para colorir

Quantos queres? Campanha S.O.S. Cagarro
 

Nascer Cagarro | Exposição | Painéis alusivos ao ciclo de vida da espécie

A minha amiga cagarra | CD | inclui uma música, jogo e karaoke