Parque Escola

Parque Escola

10 ANOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PARQUES NATURAIS

Passados 10 anos da criação dos primeiros Parques Naturais dos Açores e concretizadas inúmeras ações e projetos, a nível de educação ambiental, em prol de um futuro mais sustentável para a nossa Região, vimos mais uma vez apresentar a nossa oferta educativa, esperando que vá ao encontro das expetativas dos educadores e docentes e que corresponda às necessidades educativas dos alunos.

O início da criação dos Parques Naturais dos Açores ocorreu em 2008, como resposta à necessidade de gerir de forma coerente, duradoura e sustentável, as áreas protegidas terrestres e marinhas classificadas na Região, bem como de valorizar as suas paisagens, habitats, geossítios, espécies notáveis e outros elementos de interesse ambiental. Para além da missão de conservação, a monitorização da visitação e da atividade turística desenvolvidas nas Áreas Protegidas dos Parques constitui a melhor forma de promover a utilização e usufruto destes locais, garantindo a qualidade e sustentabilidade dos seus recursos naturais e a preservação e conservação da sua bio e geodiversidade. Os Centros Ambientais, trilhos e circuitos implementados pelos Parques possibilitam, a quem nos visita, interpretar a paisagem e compreender a importância e a necessidade de conservar este património, nomeadamente as suas características, relevância e singularidade, quer para a Região como a nível global.

Educacionalmente, e como já referido inicialmente, a presente oferta Parque Escola 2018/2019, dos Parques Naturais, pretende continuar a desenvolver a promoção de valores, a mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente e aos recursos naturais, de forma a preparar, ainda melhor, os nossos jovens para o exercício de uma cidadania consciente e ambientalmente sustentável. Com as nossas ações, aspiramos que a comunidade educativa utilize o conhecimento e sensibilização que lhes transmitimos na interpretação e avaliação da realidade que os envolve, formulando e debatendo argumentos, para sustentarem eles próprios as suas posições e opções no dia-a-dia, desenvolvendo assim capacidades fundamentais para a participação ativa na sociedade.

O programa Parque Escola é gratuito e segue a preconização do Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA), implementado pela Direção Regional do Ambiente. Contudo, o Programa está devidamente sustentado no Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores (CReb), cumprindo com os seus objetivos. Por este motivo apresentamos tabelas de correlação entre as nossas ações e as áreas de exploração curriculares. As atividades que os Parques Naturais oferecem às escolas ao longo do ano letivo abrangem temas como resíduos, recursos hídricos, mar, conservação da natureza, eficiência energética, energias renováveis, qualidade do ar, alterações climáticas e ordenamento do território, assegurando que o conhecimento e a preservação dos recursos naturais presentes nos Açores estão presentes na aprendizagem de cada criança, durante o seu percurso escolar.

A rede de áreas protegidas, o turismo de natureza, a relação do Homem com o meio natural, as Reservas da Biosfera, os Sítios Ramsar, os Geossítios, as Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (IBAs), a Rede Natura 2000 são também temas trabalhados nesta oferta educativa, em virtude de assumirem uma especial relevância na Região.

Em 2018/2019 o Parque Escola vem acompanhado pelos amigos Vigilantes da Natureza Juniores dos Açores, a Lia e o Nicolau e pelas comemorações dos 10 anos dos Parques Naturais dos Açores.

A oferta do Parque Escola está organizada da seguinte forma:

O Parque vai à Escola - ações nas escolas

A Escola vai ao Parque - subdividida em:

- A Escola vai ao Centro - ações que decorrem nos Centros Ambientais;

- A Escola vai às Áreas Protegidas - ações educativas nas áreas protegidas e nos locais relevantes para a conservação da natureza

Para além das atividades da oferta educativa, os Parques Naturais dos Açores estão disponíveis para responder a outras solicitações feitas pelas Escolas, desde que enquadradas nos objetivos de educação ambiental da Direção Regional do Ambiente.

Por outro lado, os Centros Ambientais são estruturas à disposição dos professores que pretendam proporcionar uma aula diferente aos seus alunos.

Os Parques Naturais dos Açores promovem a realização de ações conjuntas com alguns dos seus parceiros, designadamente com o Geoparque Açores, no âmbito da geodiversidade e, em 2018/2019, com a Direção Regional da Energia (DREn), na dinamização de ações dedicadas ao tema da eficiência energética e energias renováveis.

 

COMO AGENDAR AS AÇÕES DO PARQUE ESCOLA

As ações educativas do Parque Escola estão sujeitas a marcação prévia e condicionadas à disponibilidade do respetivo serviço educativo.

As marcações devem ser feitas, através de correio eletrónico, junto das Ecotecas e Centros Ambientais correspondentes (consultar secção referente aos Centros Ambientais e Ecotecas, a partir da página 79). Quando as ações impliquem o transporte dos alunos, estes são da responsabilidade das respetivas escolas.

As ações educativas do Parque Escola estão sujeitas a marcação prévia e condicionadas à disponibilidade do respetivo serviço educativo.

As marcações devem ser feitas, através de correio eletrónico, junto das Ecotecas e Centros Ambientais correspondentes (consultar secção referente aos Centros Ambientais e Ecotecas, a partir da página 79). Quando as ações impliquem o transporte dos alunos, estes são da responsabilidade das respetivas escolas.

 

Conheça a oferta educativa do Parque Escola 2018/ 2019

 

Versão para vizualizaçãoVersão para impressão

Consulte abaixo o programa dos anos anteriores: