Parque Escola

Parque Escola

PROSSEGUIR RUMO À SUSTENTABILIDADE

Encontrar o caminho para o tão desejado progresso e desenvolvimento, baseados no equilíbrio, que permita ao ser humano uma convivência com a Terra, utilizando apenas os recursos necessários e recuperando ecossistemas, é uma das premissas da Oferta Educativa Parque Escola, dos Parques Naturais dos Açores.

Esta oferta pretende ser um contributo para o Objetivo 4 – Educação de qualidade, da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, ou seja, “garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável”.

O programa Parque Escola é desenvolvido anualmente com diversas ações de carácter multidisciplinar, dinamizadas dentro e fora do espaço escolar, em que, para cada ação, é apresentada a correlação com as áreas curriculares e conteúdos disciplinares, quer do Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores (CREB), quer para o ensino secundário, permitindo que cada professor selecione as atividades que melhor se adequam à planificação das suas aulas. A nossa oferta tem também temáticas e ações para o ensino superior, nomeadamente, no que concerne ao conhecimento in loco de Centros Ambientais e Áreas Protegidas.

Dadas as condições atuais em que vivemos, esta oferta poderá vir a ser implementada através de novas estratégias e metodologias de dinamização.

As ações do Parque Escola estão sujeitas a marcação prévia e de acordo com a disponibilidade dos Serviços Educativos dos Parques Naturais.

 

A oferta do Parque Escola está organizada da seguinte forma:

O Parque vai à Escola - ações nas escolas

A Escola vai ao Parque - subdividida em:

     - A Escola vai ao Centro - ações que decorrem nos Centros Ambientais

   - A Escola vai às Áreas Protegidas - ações educativas nas áreas protegidas e nos locais relevantes para a conservação da natureza

Para além das atividades da oferta educativa, os Parques Naturais dos Açores estão disponíveis para responder a outras solicitações feitas pelas escolas e/ou outras instituições de ensino, desde que enquadradas nos objetivos de educação ambiental da Direção Regional do Ambiente. Por outro lado, os Centros Ambientais são estruturas à disposição dos educadores que pretendam proporcionar uma aula diferente aos seus educandos.

 

COMO AGENDAR AS AÇÕES DO PARQUE ESCOLA

As ações educativas do Parque Escola são gratuitas para os estabelecimentos de ensino da Região Autónoma dos Açores, estando sujeitas a marcação prévia e condicionadas à disponibilidade do respetivo serviço.

As marcações devem ser feitas, através de correio eletrónico, junto das Ecotecas e Centros Ambientais correspondentes (consultar secção referente aos Centros Ambientais e Ecotecas, a partir da página 82). Quando as ações impliquem o transporte dos alunos, estes são da responsabilidade das respetivas escolas.

 

Conheça a oferta educativa do Parque Escola 2020/2021

 

Versão para vizualizaçãoVersão para impressão

Consulte abaixo o programa dos anos anteriores: