Parque Escola

Parque Escola

VALORIZAR PARA CONSERVAR

Na última década assistiu-se a um notável progresso da participação da sociedade civil e a um aumento da consciência das populações relativamente às questões ambientais. Ainda assim, é fundamental continuar a apostar na componente de educação ambiental nos contextos dos programas e atividades curriculares e extracurriculares dos vários graus de ensino.

As áreas protegidas e classificadas dos Açores constituem um legado natural e cultural inconfundível e são laboratórios de aprendizagem exímios para o conhecimento e proteção dos valores ambientais e culturais que lhes estão associados.

O programa Parque Escola é desenvolvido anualmente pela Direção Regional do Ambiente, através dos serviços educativos dos Parques Naturais de Ilha e da Rede de Centros Ambientais dos Açores, e disponibiliza à comunidade escolar uma oferta educativa diversificada e de carácter multidisciplinar, com ações dinamizadas dentro e fora do espaço escolar, sendo que para cada ação é apresentada a correlação com as áreas curriculares e conteúdos disciplinares, quer do Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores (CREB), quer do ensino secundário, permitindo que cada professor selecione as atividades que melhor se adequam à planificação das suas aulas. Este ano, a oferta foi complementada com a introdução de algumas ações para o ensino universitário.

Este programa concretiza os objetivos do Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA). Para além da rede de áreas protegidas, temas como a diversidade biológica, os recursos naturais, a geodiversidade, a eficiência energética, as alterações climáticas, os resíduos, a qualidade ambiental, o turismo de natureza, o património cultural e os sítios classificados – Rede Natura 2000, Reservas da Biosfera, Sítios Ramsar, Geoparque, entre outros – marcam presença nesta oferta educativa, em virtude da sua especial relevância na Região.

Os projetos LIFE coordenados pela Direção Regional do Ambiente, designadamente LIFE IP AZORES NATURA, LIFE VIDALIA e LIFE BEETLES, integram a oferta educativa para este ano, com o objetivo de envolver a população escolar nas atividades de conservação previstas e difundir a importância da gestão e conservação da biodiversidade e do nosso património natural.

Outra novidade este ano é o programa “Vigilante da Natureza Júnior dos Açores”, que visa fomentar nos jovens açorianos o interesse e a participação na preservação do património natural e a valorização da atividade dos Vigilantes da Natureza dos Açores.

 

A oferta do Parque Escola está organizada da seguinte forma:

O Parque vai à Escola - ações nas escolas

A Escola vai ao Parque - subdividida em:

     - A Escola vai ao Centro - ações que decorrem nos Centros Ambientais

   - A Escola vai às Áreas Protegidas - ações educativas nas áreas protegidas e nos locais relevantes para a conservação da natureza

Para além das atividades da oferta educativa, os Parques Naturais dos Açores estão disponíveis para responder a outras solicitações feitas pelas escolas e/ou outras instituições de ensino, desde que enquadradas nos objetivos de educação ambiental da Direção Regional do Ambiente. Por outro lado, os Centros Ambientais são estruturas à disposição dos educadores que pretendam proporcionar uma aula diferente aos seus educandos.

 

COMO AGENDAR AS AÇÕES DO PARQUE ESCOLA

As ações educativas do Parque Escola são gratuitas e estão sujeitas a marcação prévia e condicionadas à disponibilidade do respetivo serviço.

As marcações devem ser feitas, através de correio eletrónico, junto das Ecotecas e Centros Ambientais correspondentes (consultar secção referente aos Centros Ambientais e Ecotecas, a partir da página 82). Quando as ações impliquem o transporte dos alunos, estes são da responsabilidade das respetivas escolas.

 

Conheça a oferta educativa do Parque Escola 2019/2020

 

Versão para vizualizaçãoVersão para impressão

Consulte abaixo o programa dos anos anteriores: