Oferta Educativa

Oferta Educativa

As nossas ilhas são reconhecidas pelos seus elevados níveis de qualidade ambiental, pelo que é necessário salvaguardar todo o seu património natural através da conservação e preservação da natureza, bem como mitigar os efeitos das alterações climáticas. 

A educação ambiental constitui um dos pilares fundamentais da formação cívica dos cidadãos, dotando-os de uma consciência crítica sobre as questões ambientais, cultivando o sentimento de pertença e a valorização do património natural dos Açores. 

A oferta de atividades de sensibilização ambiental da SRAAC é composta por um conjunto de ações, onde se destaca, pela sua pertinência e importância a nível global, a temática dos resíduos, nomeadamente no contexto da economia circular, e das alterações climáticas, integrando também matérias como conservação da natureza, energia, recursos hídricos, ordenamento do território, orla costeira, instrumentos de gestão do património natural dos Açores e projetos ambientais direcionados para a preservação dos valores naturais presentes nas ilhas e no mar dos Açores. Acrescem-se as visitas guiadas aos centros ambientais do Arquipélago, atividades de campo, visitas interpretativas no âmbito das ações de intervenção dos projetos LIFES em curso na Região e a promoção do programa Vigilante da Natureza Júnior dos Açores.

No presente, todos temos o dever de garantir a sustentabilidade, sem comprometer as gerações vindouras. A participação ativa e dinâmica da comunidade educativa é fundamental na promoção da sustentabilidade dos Açores.

 

Como agendar as ações

Para efeitos de agendamento, aceda ao Formulário de agendamento de atividades para fazer o seu pedido. As atividades estão sujeitas a marcação prévia e a confirmação, de acordo com a disponibilidade da SRAAC, bem como das entidades parceiras.

 

Conheça a oferta educativa da SRAAC 2022/2023

 

                         Versão para impressão