Parque Escola

Parque Escola

VALORIZAR PARA CONSERVAR

Na última década assistiu-se a um notável progresso da participação da sociedade civil e a um aumento da consciência das populações relativamente às questões ambientais. Ainda assim, é fundamental continuar a apostar na componente de educação ambiental nos contextos dos programas e atividades curriculares e extracurriculares dos vários graus de ensino.

As áreas protegidas e classificadas dos Açores constituem um legado natural e cultural inconfundível e são laboratórios de aprendizagem exímios para o conhecimento e proteção dos valores ambientais e culturais que lhes estão associados.

O programa Parque Escola é desenvolvido anualmente pela Direção Regional do Ambiente, através dos serviços educativos dos Parques Naturais de Ilha e da Rede de Centros Ambientais dos Açores, e disponibiliza à comunidade escolar uma oferta educativa diversificada e de carácter multidisciplinar, com ações dinamizadas dentro e fora do espaço escolar, sendo que para cada ação é apresentada a correlação com as áreas curriculares e conteúdos disciplinares, quer do Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores (CREB), quer do ensino secundário, permitindo que cada professor selecione as atividades que melhor se adequam à planificação das suas aulas. Este ano, a oferta foi complementada com a introdução de algumas ações para o ensino universitário.

Este programa concretiza os objetivos do Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA). Para além da rede de áreas protegidas, temas como a diversidade biológica, os recursos naturais, a geodiversidade, a eficiência energética, as alterações climáticas, os resíduos, a qualidade ambiental, o turismo de natureza, o património cultural e os sítios classificados – Rede Natura 2000, Reservas da Biosfera, Sítios Ramsar, Geoparque, entre outros – marcam presença nesta oferta educativa, em virtude da sua especial relevância na Região.

Os projetos LIFE coordenados pela Direção Regional do Ambiente, designadamente LIFE IP AZORES NATURA, LIFE VIDALIA e LIFE BEETLES, integram a oferta educativa para este ano, com o objetivo de envolver a população escolar nas atividades de conservação previstas e difundir a importância da gestão e conservação da biodiversidade e do nosso património natural.

Outra novidade este ano é o programa “Vigilante da Natureza Júnior dos Açores”, que visa fomentar nos jovens açorianos o interesse e a participação na preservação do património natural e a valorização da atividade dos Vigilantes da Natureza dos Açores.

 

A oferta do Parque Escola está organizada da seguinte forma:

O Parque vai à Escola - ações nas escolas

A Escola vai ao Parque - subdividida em:

     - A Escola vai ao Centro - ações que decorrem nos Centros Ambientais

   - A Escola vai às Áreas Protegidas - ações educativas nas áreas protegidas e nos locais relevantes para a conservação da natureza

Para além das atividades da oferta educativa, os Parques Naturais dos Açores estão disponíveis para responder a outras solicitações feitas pelas escolas e/ou outras instituições de ensino, desde que enquadradas nos objetivos de educação ambiental da Direção Regional do Ambiente. Por outro lado, os Centros Ambientais são estruturas à disposição dos educadores que pretendam proporcionar uma aula diferente aos seus educandos.

 

COMO AGENDAR AS AÇÕES DO PARQUE ESCOLA

As ações educativas do Parque Escola são gratuitas para os estabelecimentos de ensino da Região Autónoma dos Açores, estando sujeitas a marcação prévia e condicionadas à disponibilidade do respetivo serviço.

As marcações devem ser feitas, através de correio eletrónico, junto das Ecotecas e Centros Ambientais correspondentes (consultar secção referente aos Centros Ambientais e Ecotecas, a partir da página 82). Quando as ações impliquem o transporte dos alunos, estes são da responsabilidade das respetivas escolas.

 

Conheça a oferta educativa do Parque Escola 2019/2020

 

Versão para vizualizaçãoVersão para impressão

Consulte abaixo o programa dos anos anteriores: