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Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade

A Educação Ambiental, e num âmbito mais geral a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, é assumidamente uma prioridade à escala global e tem sido encarada como tal também na Região Autónoma dos Açores.

O Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA) enquadra a estratégia regional e os objetivos de curto e médio prazo, por forma a que, progressivamente, se amplie e aprofunde uma cidadania ambiental ativa e uma perspetiva de desenvolvimento assente na sustentabilidade.

O portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade é mais um contributo para se transformar a sustentabilidade de utopia em atitude, criando um espírito verde que seja agregador de todas as ilhas e setores de atividade.

Breves notas sobre a Educação Ambiental nos Açores

Em 1996, deram-se os primeiros passos, a nível nacional, para a promoção e o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas. Ainda nesse ano foi implementada a Rede Nacional de Ecotecas, que foi estruturada como uma malha de equipamentos com a capacidade de apoiar as escolas das regiões onde se inserem no desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental e ainda de potenciar uma crescente participação dos cidadãos nas questões ambientais.

Nos Açores, a criação, em 1998, de uma Direção de Serviços de Promoção Ambiental, integrada na Direção Regional do Ambiente, constituiu o primeiro sinal de desenvolvimento de um trabalho mais organizado e estruturado em matéria de Educação Ambiental, que complementasse, em termos institucionais, as iniciativas pontuais de educação e sensibilização ambiental realizadas por diversas entidades governamentais e não-governamentais.

Em 1998, foi celebrado um protocolo entre a Direção Regional do Ambiente e o Instituto de Promoção Ambiental (IPAMB), na sequência do qual foi iniciada a Rede Regional de Ecotecas dos Açores e inaugurada a primeira Ecoteca na Região, em Outubro de 1999, mais concretamente na ilha do Pico.

Desde então, o Governo dos Açores promoveu o alargamento da Rede Regional de Ecotecas a todas as ilhas e tem apostado continuamente na promoção de estruturas e programas de Educação Ambiental.
A criação dos Parques Naturais de Ilha e da Azorina, S.A., trouxeram um novo modelo de gestão da Rede Regional de Ecotecas e o desenvolvimento de uma ampla rede de Centros Ambientais (de interpretação e de visitação) abrangendo áreas protegidas em todas as ilhas dos Açores.

Em 2011 foi aprovado O Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA), o qual enquadra a estratégia regional e os objetivos, de curto e médio prazo, por forma a que, progressivamente, se amplie e aprofunde uma cidadania ambiental ativa e uma perspetiva de desenvolvimento assente na sustentabilidade.

Atualmente, a Direção Regional do Ambiente, através da Direção de Serviços de Conservação da Natureza e Sensibilização Ambiental, dos Parques Naturais de Ilha e da Azorina, S.A., promove diversas campanhas e projetos visando a participação e o envolvimento de diferentes públicos-alvo.

No presente, tal como no passado, importa destacar a implementação de parcerias, que promovem a cooperação e partilha, desenvolvendo-se assim um importante sentido mobilizador de diversas instituições em prol das questões de cariz ambiental e da afirmação dos objetivos do desenvolvimento sustentável, com destaque para as Escolas e a Universidade, as associações e organizações não-governamentais, diversos serviços públicos, regionais, nacionais e autárquicos, e do setor privado, abrangendo comércio, indústria, serviços e meios de comunicação social.