Encontros Regionais

Encontros Regionais de Educação Ambiental

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas promove o XV Encontro Regional de Educação Ambiental de 1 a 3 de março, na ilha Terceira, sob o tema A Educação Ambiental enquanto pilar do desenvolvimento sustentável.

A Organização das Nações Unidas determinou 2021 – 2030 como a Década das Nações Unidas do Restauro de Ecossistemas, que visa prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos e restaurá-los para atingir objetivos globais.

O restauro de ecossistemas é o processo de recuperação de ecossistemas degradados ou destruídos, bem como a conservação daqueles que ainda estão intactos. 

Por forma a contribuir para a recuperação de ecossistemas, os projetos LIFE existentes nos Açores desenvolvem um vasto leque de ações de intervenção nas mais variadas vertentes. Assim, acredita-se que é uma mais-valia o mote do EREA refletir uma das vertentes destes projetos, nomeadamente a divulgação, juntos dos professores, das suas ações de educação ambiental e trabalho de campo, para que estes possam propagar a informação junto dos seus alunos.

Durante o Encontro, serão dadas a conhecer técnicas e ferramentas para a dinamização de ações junto da comunidade escolar, tendo em vista a sensibilização para a preservação dos ecossistemas existentes na Região, através de palestras, saídas de campo e oficinas práticas.

O evento é creditado pela Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais (SREAC) e direcionado a todos aqueles que estão envolvidos na sensibilização e educação ambiental da Região, nomeadamente, coordenadores Eco-Escolas e restantes docentes, técnicos de educação ambiental, colaboradores e técnicos autárquicos, organizações não-governamentais de ambiente, e outros interessados na temática.

 

Programa