23-03-2017 10:22

CensoMilhafres

Participe no XII Censo de Milhafres - 25 e 26 de março de 2017

O Censo de Milhafres é uma iniciativa de Citizen Science - Cidadania na Ciência, coordenada anualmente pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) desde 2006 e que ocorre nos arquipélagos dos Açores e Madeira. Este censo propõe a participação dos cidadãos num projeto que visa a obtenção de mais dados sobre as populações de milhafres ai existentes permitindo obter informações que de outra forma seriam impossíveis.

Já na sua 12ª edição, este censo contou com 1030 voluntários que aderiram a esta iniciativa, tendo permitido avistar 5676 aves nos Açores, em 921 percursos realizados, possibilitando a obtenção das densidades e tendências populacionais desta espécie.

Para participar neste censo não é necessário ter conhecimentos científicos específicos, bastando conseguir identificar um milhafre. O censo apela, por isso, à cidadania ambiental (ou Citizen Science), propondo a participação dos cidadãos num projeto científico que visa a obtenção de mais dados sobre as populações de milhafres existentes nos Açores.
 

Este ano, a SPEA volta lançar o apelo à participação neste censo que irá decorrer nos dias 25 e 26 de março. Para participar basta efetuar a sua inscrição através do email [email protected] ou através do número de telefone 914212449, a fim de pré-definir a sua rota. Diga-nos o percurso que deseja fazer e ajude a saber um pouco mais da única ave de rapina diurna dos Açores - O MILHAFRE.

Os resultados do censo  do ano passado estão já disponíveis, em Relatório do Censo de Milhafres 2006 a 2016, na página do Censo de Milhafres (http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/censos/censo-de-milhafres-mantas/). Nesta página pode encontrar também ficha do censo 2017, o dístico para a viatura, o cartaz e a brochura.

 


SPEA Açores