27-11-2019 10:03

Parque Aberto

Natal nos Parques Naturais dos Açores

Os Parques Naturais dos Açores associam-se novamente às comemorações do Natal, com a realização de diversas ações no decorrer do mês de dezembro, no âmbito do programa Parque Aberto.

O Parque Natural do Corvo realiza, no dia 1, pelas 14h30, no Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia, a oficina “Embrulhos para o Natal”, dinamizada por Hernâni Furtado, onde serão ensinadas técnicas de embrulhar presentes com materiais reutilizáveis. Também no dia 18, pelas 15h00, o Parque Natural promove, no Centro de Interpretação de Aves Selvagens do Corvo, uma oficina direcionada a crianças dos 8 aos 12 anos, onde irão elaborar prendas de Natal com materiais reutilizados que, posteriormente, serão oferecidas aos utentes da Santa Casa.

No dia 14, o Parque Natural das Flores promove, no Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão, às 14h30, a leitura da história “Um Conto de Natal”, da autoria de Gabriela Silva, e uma oficina de elaboração de postais de Natal, recorrendo à reutilização de materiais, para famílias com crianças dos 5 aos 10 anos.

O Parque Natural do Faial, em parceria com o Geoparque Açores e com a APADIF, realiza dia 1 de dezembro a ação “É Natal no Vulcão”, no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, das 14h00 às 17h30, com oferta do habitual chocolate quente a todos os visitantes e onde estarão também disponíveis produtos decorativos elaborados no âmbito do projeto Moviment’Arte. Pelas 16h00, decorrerá ainda um momento musical alusivo à época, com músicas interpretadas por Nuno Carneiro e Diogo Garcia. No dia 19, às 14h00, no Jardim Botânico do Faial, haverá uma tarde repleta de atividades experimentais para crianças dos 5 aos 12 anos, com o intuito de despertar a curiosidade e o gosto pelas ciências.

O Parque Natural do Pico dinamizará oficinas de enfeites de Natal com materiais reutilizáveis nas feiras de Natal realizadas na ilha nos dias 1 em São Roque, 7 e 8 nas Lajes e no dia 12 na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em São Roque.

De 18 a 20, o Parque Natural de São Jorge irá realizar, na Casa do Parque, a leitura do conto “Babushka”, da autoria de Sandra Ann Horn, e a elaboração da personagem principal da história, com materiais reutilizáveis, direcionado a crianças dos 5 aos 12 anos.

De 14 de dezembro a 8 de janeiro, na ilha Graciosa, estará exposto na Furna do Enxofre um presépio elaborado pelo Parque Natural, com material reutilizado e elementos naturais.

Na Terceira, o Parque Natural promove no dia 14, a ação “Oficina de Papel”, no Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara pelas 14h00, onde serão elaborados enfeites de Natal em origâmi, recorrendo à reutilização de papel. Nos dias 18 e 19, na Loja do Parque de Angra do Heroísmo, será realizada uma oficina para elaboração de postais de Natal com materiais reutilizáveis, direcionada a crianças dos 6 aos 10 anos.

O Parque Natural de São Miguel realiza, no dia 14, pelas 14h00, a oficina “Vamos iluminar o Natal”, no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, onde serão elaboradas luminárias com materiais reutilizáveis, para crianças dos 8 aos 11 anos.

Por fim, no dia 8, o Parque Natural de Santa Maria, em parceria com a Associação Cultural Maré de Agosto e a Escola Básica e Secundária de Santa Maria, promove a ação “Natal Ecológico”, pelas 19h30, na Casa dos Fósseis // Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, onde estarão expostos exemplos de prendas e enfeites elaborados através da reutilização de materiais. Pelas 20h30, decorrerá a atuação musical dos grupos Viola da Terra e New Generation. Também no dia 19 de dezembro, pelas 15h00, na Ecoteca de Santa Maria, o Parque Natural promove uma oficina para crianças dos 7 aos 12 anos, para produção de sais de banho coloridos e ecológicos.

Todas estas atividades têm em vista apelar a comunidade para a redução da produção de resíduos nesta quadra, disponibilizando outras sugestões mais sustentáveis, promovendo assim um Natal mais amigo do Ambiente.

Para mais informações ou para consulta de outras ações realizadas nos Parques Naturais no âmbito do Parque Aberto, consulte o Portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade ou a página de Facebook dos Parques Naturais dos Açores.


Foto: Parque Natural do Faial