24-03-2020 09:30

FaialParque Escola

Na Rota dos Geossítios do Faial

O Parque Natural Faial dinamizou, em fevereiro, um percurso interpretativo que contou com a participação de alunos do 11.º ano da Escola Secundária José Gomes Ferreira, de Benfica, Lisboa. Através de uma saída de campo pretendeu-se proporcionar o contacto direto com alguns dos geossítios da ilha do Faial, dando particular destaque às suas características morfogenéticas. 

Esta visita, realizada no âmbito do programa Parque Escola, iniciou-se com a interpretação da paisagem formada pelo Monumento Natural do Vulcão dos Capelinhos e pelo Costado da Nau, seguida de uma paragem junto à arriba fóssil do Varadouro, de onde se obteve uma vista privilegiada do Morro de Castelo Branco.

Posteriormente, uma paragem no miradouro do Cabouco permitiu observar uma das principais estruturas tectónicas dos Açores, o Graben de Pedro Miguel, que evidencia a orientação ONO-ESE das principais falhas existentes no arquipélago. Já no topo do Vulcão da Caldeira do Faial, os participantes tiveram a oportunidade de observar aquela que é considerada a caldeira mais recente dos Açores. Esta depressão constitui uma Reserva Natural que alberga populações raras de flora endémica, sendo ainda possível observar, no seu interior, um cone piroclástico, um domo traquítico, denominado Rocha do Altar, e uma zona alagada de regime intermitente, classificada como Zona Húmida de Relevância Internacional – Sítio Ramsar – devido à sua riqueza em termos de diversidade biológica.

O passeio interpretativo terminou com a observação e interpretação da paisagem do Monte da Guia, um cone de tufo classificado como Área de Paisagem Protegida pelo valor biológico, cultural e paisagístico que encerra.


Foto: Parque Natural do Faial