30-03-2020 12:21

TerceiraParque Escola

"Toc'aprender na Natureza”

São cada vez mais frequentes as escolas de Portugal continental e estrangeiras que visitam a Região Autónoma dos Açores e que solicitam o apoio dos serviços educativos dos Parques Naturais para conhecerem as particularidades de cada ilha.

A pedido do Colégio Campo de Flores, do concelho de Almada, distrito de Setúbal, o Parque Natural da Terceira dinamizou a ação "Toc'aprender na Natureza” com os alunos do 10.º ano, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia.

Esta ação consta na oferta educativa do programa Parque Escola do Parque Natural da Terceira e consiste na realização de saídas de campo por áreas protegidas do Parque Natural e com o objetivo de proporcionar aos alunos a observação e estudo das características naturais e peculiares dos Açores e a consolidação das aprendizagens curriculares, de uma forma mais prática e interessante, abordando in loco a grande diversidade de elementos geológicos e biológicos da ilha.

Dos diversos locais visitados, destaca-se a visita à Alagoa da Fajãzinha, uma fajã de preenchimento que se encontra na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa das Quatro Ribeiras, e o geossítio Fajã da Alagoa – Biscoito das Calmeiras, uma escoada de natureza traquítica (coulée) onde se observam magníficas estruturas colunares associadas à disjunção prismática. Neste local, os participantes tiveram a oportunidade de percorrer áreas de matos macaronésicos compostos, maioritariamente, por Morella faya (faia-da-terra), espécie nativa dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias, e por Erica azorica (urze), espécie endémica dos Açores e uma das primeiras espécies a recolonizar diversos habitats após atividade humana.

As áreas que foram percorridas são também muito importantes para a nidificação de algumas aves marinhas migratórias como Calonectris borealis (cagarro), Sterna hirundo (garajau-comum) e Sterna dougallii (garajau-rosado).


Parque Natural da Terceira