22-05-2020 15:30

FaialBiodiversidade

Açores superam objetivos da Estratégia Global para a Conservação das Plantas

O Diretor Regional do Ambiente destacou hoje que “as novas instalações do Banco de Sementes dos Açores criaram as condições tecnológicas e de trabalho” necessárias à conservação “de todas as 58 espécies e subespécies da flora endémica açoriana” passíveis de preservar desta forma, o que possibilita superar “os objetivos da Estratégia Global para a Conservação das Plantas, um programa da Convenção sobre a Diversidade Biológica, que visa conter a perda de diversidade da flora a nível mundial”. 

“O Banco de Sementes dos Açores é a ‘Arca de Noé’ da flora vascular açoriana, albergando mais de 15 milhões de sementes, integradas em 535 amostras de 64 unidades taxonómicas, das quais 53 são espécies e subespécies endémicas do arquipélago”, frisou Hernâni Jorge, no decorrer de uma visita a esta estrutura e às obras de ampliação em curso nos viveiros do Jardim Botânico do Faial, para assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade.

Na ocasião, o Diretor Regional verificou o estado de execução das obras de ampliação dos viveiros do Jardim Botânico do Faial, salientando que se trata de “um investimento de cerca de 230 mil euros, cofinanciado no âmbito do projeto LIFE VIDALIA e que vai permitir mais que duplicar a capacidade de propagação ex situ de espécies de flora, contemplando novas áreas de estufa, de vasário e de armazém”.

“Este incremento da capacidade de propagação da flora endémica é essencial para o sucesso das políticas de conservação das espécies e habitats protegidos, consolidando o património natural como um dos principais ativos dos Açores, com destaque para os três projetos LIFE em execução e que representam um volume global de investimento direto de quase 23 milhões de euros”, afirmou Hernâni Jorge.

“A biodiversidade é essencial para a saúde e o bem-estar da Humanidade, constituindo a sua preservação, a par com o combate às alterações climáticas, os principais desafios com nos deparamos atualmente”, sublinhou.

Instituído a 22 de maio pelas Nações Unidas, o Dia Internacional da Biodiversidade surgiu na sequência da Convenção sobre a Diversidade Biológica, em vigor desde 1993, com o objetivo de contribuir para a consciencialização da importância da proteção da diversidade biológica, do uso sustentável dos recursos naturais e biológicos e, ainda, da partilha justa e equitativa dos benefícios que advêm da utilização dos recursos genéticos.

Nesse sentido, este ano sob o mote “Açores – Biodiversidade sem filtros”, são também hoje disponibilizadas dez imagens que refletem uma pequena parte da riqueza de biodiversidade existente nas ilhas açorianas e que permitem  personalizar o wallpaper do computador e smartphone. Os interessados podem descarregar as imagens em https://educarparaoambiente.azores.gov.pt/epas/3863/acores---biodiversidade-sem-filtros .


Foto: Bruno Pereira / Azorina